medo de perder ao investir

Posted by & filed under Notícias.

O ato de investir pode ser visto como uma atividade de risco, por isso, muitas pessoas ainda preferem apenas guardar o dinheiro ao invés de fazer ele render.

O medo de ter prejuízos financeiros é um dos principais fatores para esse comportamento, bem como a falta de conhecimento e informação sobre investimentos.

Para superar o medo de perder ao investir e começar a fazer seu dinheiro trabalhar por você, confira essas dicas:

Informe-se

O primeiro passo para perder o medo é conhecer seus investimentos e seu perfil de investidor. Existem investimentos de baixo, médio e alto risco, e os ganhos e perdas são proporcionais ao risco.

Para escolher o melhor investimento, primeiro estabeleça metas e prazos para aquele dinheiro. Os investimentos de baixo risco geralmente demoram mais para apresentar resultados, mas também são menos propícios a grandes perdas.

Uma boa opção para começar são os investimentos de renda fixa, que possuem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até R$ 250.000 por instituição financeira.

Se você é iniciante, confira alguns cursos gratuitos sobre educação financeira que podem te ajudar!

 

Previna-se

Uma das máximas mais importantes desse universo é não investir todo o seu dinheiro em um lugar só. Você pode fazer diversos investimentos de valores variados, dentro do mesmo perfil, em renda fixa, por exemplo.

Caso algum deles sofra perdas, você ainda terá outros para se apoiar. É aquele velho ditado: não coloque todos os ovos na mesma cesta!

 

Comece aos poucos

Se você tem medo de perder ao investir, não invista todo o seu dinheiro de uma vez! Comece fazendo pequenas operações e acompanhe de perto os resultados. Quanto mais familiarizado você estiver com o seu investimento, mais seguro se sentirá para fazer os próximos.

Quer opções seguras de investimento? Fale conosco, nós podemos ajudar! Ligue e converse com nossos atendentes: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100

economia covid-19

Posted by & filed under Notícias.

A Greencred reuniu médicos e médicas de diferentes especialidades, professores universitários, integrantes da diretoria, cooperados e público em geral para palestra online do Prof. José Pio Martins. O encontro gratuito foi realizado na noite da última quarta-feira, 27, e teve como tema central as perspectivas econômicas de superação da crise da Covid-19, durante e depois da pandemia.

 

O professor José Pio Martins é economista, reitor da Universidade Positivo, comentarista econômico da Rádio CBN Curitiba, e publica artigos assinados para a Gazeta do Povo. Já publicou os livros “Educação Financeira ao Alcance de Todos” (2004) e “Seu Futuro” (2011), ambos da Editora Fundamento, e é coautor do livro “Pinceladas de Inovação” (2018), Ed. Vitória Gráfica.

 

A equipe da Greencred prestigiou a palestra, que contou com a adesão de mais de 40 ouvintes. Dr. Rubens Valarini, presidente da Greencred, Dr. Sidon Mendes de Oliveira, vice-presidente, o diretor Dr. José Maurício Frehse e o diretor Dr. Manoel Guimarães foram alguns dos ouvintes das análises econômicas propostas pelo professor José Pio Martins.

 

“Essa recessão é um terremoto que desorganizou todo o sistema”, disse o professor José Pio Martins no início da palestra, apresentando formas didáticas para que todos pudessem compreender a natureza e as possibilidades da recessão econômica.

 

Apesar do Brasil passar por um processo completamente novo do ponto de vista de desafio econômico, o professor José Pio Martins defende que o Brasil tem capacidade e estrutura tanto para minimizar os impactos durante a crise quanto para projetar uma retomada que de fato “reorganize” os efeitos desse “terremoto”.

 

Para Martins, é relevante pensar nos profissionais e empresários brasileiros e no impacto da crise em seus negócios. Muitos trabalhadores perderam renda total ou parte significativa da renda, e o único agente que pode agir no momento é o governo.

 

Por isso, ele propõe que o Brasil seja eficiente ao injetar liquidez no sistema produtivo e renda na mão dos cidadãos para que o consumo seja menos abalado.

 

A partir de dados do Banco do Brasil, Martins ressaltou que houve uma queda de 80% no consumo de bens duráveis nos primeiros 30 dias de quarentena. “Quem tem uma reserva está passando por esta crise de forma mais tranquila. Mas é impossível acreditar que todos os profissionais e empreendedores sejam capazes de montar uma reserva significativa, principalmente para experiências que pegam a gente de surpresa. Imagine um restaurante que já havia feito todo seu planejamento de estoque de produtos e descobre no dia 15 de março que a partir do dia 17 ele não servirá mais 4 mil refeições ao dia. Esse impacto é grande e o governo precisa se atentar a isso”, explica.

 

O professor ainda indicou a leitura de duas obras de Nassim Nicholas Taleb: A Lógica do Cisne Negro, de 2007, e Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos, de 2012.

 

Potencial econômico da Saúde

Martins apresentou que pesquisadores e economistas americanos trouxeram a ideia de renda per capita depois da Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929.

 

Estudando possibilidades de aumentar essa renda, esses pesquisadores comprovaram que os únicos setores que podem aumentar a renda per capita da população a longo prazo são saúde e educação.

 

“A questão é: essa nova desorganização precisa de uma retomada tão nova quanto”, provoca o economista. Segundo o professor, cada setor e cada empresa precisa estudar e canalizar suas potencialidades para conseguir superar esta crise.

 

O economista ainda adiantou aos ouvintes da Greencred que um novo artigo dele será publicado nesta sexta-feira, 29, na Gazeta do Povo com foco no tema saúde, principalmente sobre as questões econômicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Greencred convida a todos a prestigiar o novo artigo: www.gazetadopovo.com.br.

 

Depois da fala do professor, os ouvintes puderam sanar dúvidas e levantar outros debates. Gilmar Andrade, Dr. Rodrigo Colatusso, Dr. Marlus Moraes, do Conselho de Administração da Greencred, e Dr. Manoel Guimarães contribuíram com perguntas e participaram do debate.

 

Dr. Rubens Valarini, presidente da Greencred, finalizou o encontro em tom de valorização aos momentos de aprendizado. “Agradecemos ao professor e a todos os ouvintes que compareceram virtualmente. Esperamos ter sempre novas oportunidades de aprender mais e de dividir momentos de aprendizado com um palestrante e um público tão qualificados”, finalizou.

 

Confira a íntegra da palestra no vídeo abaixo:

livros sobre empreendedorismo

Posted by & filed under Destaque.

Engana-se quem acha que livros sobre empreendedorismo devem ser lidos apenas por donos de grandes negócios. Este tipo de literatura tem o poder de nos auxiliar em diversas questões de nossas vidas, principalmente na área das finanças.

 

Confira abaixo uma lista com 5 grandes livros sobre empreendedorismo que todos devem ler:

O Sucesso Não Ocorre Por Acaso – Lair Ribeiro

Neste livro você vai conhecer a diferença entre as pessoas bem-sucedidas e aquelas que batalham toda uma vida sem alcançar o êxito desejado. Este é um livro prático que mostra como as pessoas podem tornar a vida mais produtiva.

 

Aventuras Empresariais – John Brooks

Considerado por Bill Gates um dos melhores livros que ele já leu, esta obra conta a história de grandes fracassos de grandes empresas. Por meio de histórias reais, o livro mostra que o poder das decisões é capaz de alavancar ou dizimar uma empresa.

 

A Universidade de Sucesso – Og Mandino

Neste livro você vai encontrar um curso completo de como alcançar sucesso – ministrado pelos 50 especialistas mais conceituados internacionalmente. Por meio da obra é possível alcançar, lição a lição, o conhecimento necessário para entender melhor sobre o êxito.

 

Checklist: Como Fazer as Coisas Benfeitas – Atul Gawande

Neste livro o cirurgião e escritor Atul Gawande parte de relatos de cirurgias de risco para refletir sobre como profissionais lidam com a complexidade crescente de suas funções. O autor mostra como uma simples lista de tarefas evita desperdícios, erros graves e até catástrofes.

 

O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Esta obra mostra como a eficácia pode ser aprendida e que, sem ela, nenhum dono de empresa consegue comandar de forma adequada. É um ótimo livro para quem está pensando em começar um negócio.

compras por impulso

Posted by & filed under Destaque.

Uma das suas metas para 2020 era guardar dinheiro, mas você não está conseguindo cumpri-la? Pode ser que as compras por impulso estejam te atrapalhando. Afinal, você já parou para avaliar quanto dinheiro você gasta mensalmente com coisas que não são realmente necessárias?

Separamos algumas dicas para você aprender a evitar as compras por impulso e, assim, conseguir guardar mais dinheiro no fim do mês! Confira:

Reavalie seus gastos

O primeiro passo é identificar para onde o seu dinheiro está indo. No fim do mês, pare para analisar seu extrato bancário, cartão de débito e crédito: em que você mais gastou durante esse período? Essas compras realmente foram importantes? Você se arrependeu de alguma?

Depois, anote tudo o que você comprou e que poderia ter deixado de comprar. Ao ver o valor final, você terá uma noção melhor de quanto dinheiro gastou em compras por impulso.

 

Pense bem antes de comprar

Antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se:

  • Tenho o dinheiro para comprar isso agora?
  • Preciso disso mesmo?
  • Não tenho nada em casa que possa substituir essa compra?
  • Quantas vezes eu vou usar isso? Vale realmente a pena?
  • Eu não posso esperar para comprar mês que vem?
  • Quanto tempo eu quero ficar pagando essa compra?

Todas essas perguntas vão te ajudar a avaliar a real necessidade de uma compra, independente do que seja.

 

Evite tentações

Alguns comportamentos podem ser gatilhos para comprar por impulso, como passear no shopping, em lojas de departamentos ou ficar navegando em sites de compras. Evitar esses comportamentos já é uma grande conquista!

Caso seu problema seja com compras pela internet, evite ficar pesquisando produtos em sites. Descadastrar-se de newsletters e parar de seguir marcas que representam alto poder de “tentação” em redes sociais também pode ajudar.

 

Dê outro destino ao seu dinheiro

Um dos melhores jeitos de não gastar dinheiro é não ter dinheiro disponível em conta! Se você está com dinheiro parado, aproveite para investir. Além de não gastar, você ainda vai ganhar dinheiro no fim das contas.

A Greencred possui opções de investimento em renda fixa. Consulte nossos atendentes e veja como podemos te ajudar! Ligue: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100

cursos gratuitos para aprender a investir

Posted by & filed under Destaque.

Aprender a investir corretamente seu dinheiro é o primeiro passo para conquistar seus sonhos, seja comprar um carro, uma casa própria ou realizar uma viagem em família. Mas mais importante do que só guardar dinheiro, é fazer com que ele se multiplique no final.

Existem diversas opções de investimento que se adaptam a diferentes objetivos e perfis de investidores. Se você ainda é iniciante e não sabe muito bem como investir seu dinheiro, não se preocupe. Confira 5 cursos rápidos e gratuitos que vão te ajudar a aprender a investir!

 

Banco Central

O Banco Central do Brasil oferece dois cursos sobre investimentos para iniciantes: Gestão de Finanças Pessoais e Formação de Multiplicadores. O segundo é voltado para pessoas que queiram transmitir o conhecimento para outras, seja para amigos e familiares seja de forma profissional.

Confira os cursos aqui.

 

FVG

A Fundação Getúlio Vargas oferece diversos cursos sobre investimentos, entre eles, “Como fazer investimentos 1”, voltado para iniciantes.

Confira esse e os outros cursos ofertados pela instituição.

 

Sebrae

O Sebrae disponibiliza mais de 20 opções de cursos voltados para a gestão financeira comercial, desde os mais básicos até os mais avançados.

Confira todos os cursos aqui.

 

Senai

O curso sobre finanças pessoais do Senai oferece uma visão ampliada sobre perfis de investimento e a importância do planejamento financeiro.

Você pode se inscrever no curso aqui.

 

Tesouro Direto

Nos últimos anos, um dos investimentos que mais ganhou popularidade foi o Tesouro Direto. O próprio site do Tesouro disponibiliza cursos para aprender a investir.

Confira os três módulos aqui.

 

E mais: confira nosso outro artigo com dicas de cursos para quem quer sair do vermelho!