Posted by & filed under Notícias.

Entenda porque a inteligência emocional financeira é o caminho para o sucesso

Inteligência emocional é a capacidade de indivíduos identificarem suas emoções e usá-las a seu favor. Quando identificadas, possibilitam que as pessoas lidem com mais facilidade sob condições desfavoráveis.

Além da clareza das emoções, indivíduos com essa habilidade costumam tomar decisões mais racionais e ter mais controle em ações motivadas por impulsos.

Quando falamos sobre finanças, a inteligência emocional é um fator extremamente positivo, uma vez que se tem mais clareza na hora de planejar, controlar os gastos e cuidar do dinheiro.

Aliar a inteligência emocional à gestão financeira é o caminho ideal para o sucesso. Por isso, trouxemos algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional e criar hábitos mais saudáveis para você alcançar esse objetivo.

Assuma o controle

A partir do momento que você assume que está no controle, será mais fácil nutrir as emoções que chegam e, consequentemente, o modo de lidar com elas e usá-las de modo positivo. Aceitar a responsabilidade sobre o que você sente é um processo difícil. Entretanto, é a maior das lições e será útil para todas as áreas da sua vida.

Compreenda a realidade do seu orçamento

Muitas vezes, temos a ilusão de que ganhamos mais do que parece. Isso acontece porque não temos o controle do nosso orçamento. Ao ter uma visão mais detalhada das nossas receitas e despesas, identificamos os gastos desnecessários e passamos a otimizar a nossa renda com o padrão de vida que realmente temos. Lembre-se, pessoas com inteligência emocional e financeira fazem o dinheiro trabalhar a seu favor.

Adote hábitos de comprar à vista e guardar dinheiro

É tentador, especialmente para os compulsivos, ver algum produto que você desejava em promoção e não ter o valor para comprá-lo. A primeira coisa que você faz? Parcela no cartão de crédito.

Lembra que comentamos no início sobre a falsa sensação de ter mais dinheiro do que realmente você tem? Esse é um ótimo exemplo. Deste modo, quando você passa a adotar a prática de fazer compras à vista, você só vai comprar se tiver o dinheiro.

No início, pode ser um pouco frustrante, mas no final do mês você vai observar duas coisas: a primeira é que você irá comprar apenas coisas que você realmente precisa e a segunda é que vai sobrar dinheiro sem ter uma fatura enorme para pagar.

Quando você começa a economizar o seu dinheiro, você passa a ter mais poder de negociação e ótimos descontos para compras à vista e, o melhor, começa a ter equilíbrio financeiro.

Tenha metas

Saber seus objetivos é essencial. Pessoas com inteligência financeira fazem planejamento e traçam metas para o seu orçamento.

Ao ter metas bem definidas, não faltará motivação para alcançá-las, independentemente dos obstáculos que possam surgir no caminho.

Mantenha o foco, sempre!

Lista de compras

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) revelou que pessoas que não fazem aquela listinha de alimentos e produtos que estão faltando, antes de sair de casa, acaba gastando 18,7% a mais que o necessário.

Com uma infinidade de produtos nas prateleiras, fica realmente difícil resistir. E não só para as compras nos supermercados, esta dica vale para qualquer loja. Adotar o checklist é uma maneira simples de controlar os gastos desnecessários.

Outro ponto positivo é a economia de tempo, afinal, ao deixar de ficar “passeando” no estabelecimento, a compra se torna mais rápida.

 

Agora que você já sabe como a adoção de hábitos simples pode te ajudar a desenvolver a inteligência emocional e ter uma vida financeira mais saudável, a Greencred está de portas abertas para te receber.

Conheça todas as nossas soluções: (41) 3304-1100 | (41) 3077-2100 | greencred@greencred.com.br.

Posted by & filed under Notícias.

Nova funcionalidade permite identificar chaves Pix pela agenda de contatos

O novo sistema de pagamentos instantâneos, Pix, começou a funcionar no Brasil, em novembro de 2020. Criado pelo Banco Central, o objetivo era incentivar o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneos de fácil acesso para garantir uma grande adesão por parte da população.

Diferentemente das transferências bancárias, como DOC e TED, pelo Pix, as transações não têm custo para os usuários e o valor cai na conta poucos segundos após a transferência. Outra grande vantagem do sistema é que os usuários podem realizar o pagamento a qualquer hora e dia da semana.

Mas as novidades do Pix continuam chegando e surpreendendo. Isso porque, após pouco mais de seis meses do seu lançamento, o Banco Central acaba de trazer uma nova mudança: a inclusão da lista de contatos dos celulares dos usuários.

A nova funcionalidade vai tornar possível que a lista das pessoas que usam o número de celular como chave Pix seja visualizada, por exemplo.

O objetivo é facilitar a identificação de pessoas que tenham a chave Pix, além de tornar mais segura a escolha do recebedor pelo pagador.

Outra vantagem é minimizar possíveis erros durante transferências bancárias, em que os usuários acabam digitando um número errado. Com a chave Pix registrada, evitará uma transferência equivocada.

De acordo ainda com a nova resolução do Banco Central, caso haja mudanças no nome da pessoa física ou empresarial, não será mais necessário o cancelamento da chave Pix, basta apenas solicitar a alteração. No caso de pessoa física, a facilidade é válida em situações de divórcio ou casamento e nome social.

Cabe ressaltar que os bancos que realizam transações via Pix estão proibidos de estipular limites para o número de transferências, seja como envio ou recebimento.

Como aderir

O aplicativo da instituição que o usuário estiver logado coletará as informações de telefone ou e-mail de sua lista de contatos, e enviará essa lista para o Banco Central. O retorno desta consulta revelará quais dos dados enviados são ou não uma chave Pix. A partir daí a transação segue da mesma forma como já é realizada.

Importante frisar que a nova modalidade é opcional, ou seja, bancos e demais instituições que ofertam o Pix podem ou não disponibilizar essa facilidade de integração dos contatos aos seus clientes.

Apesar da opção de interligar contatos de celular ao Pix ser recomendada pelo Banco Central, quem decide pela adesão ou não é o consumidor.

 Principais vantagens

– Facilidade na identificação de quem cadastrou seu número de celular como chave Pix, dentro da lista de contatos;

– Saber se o telefone ou e-mail que está na agenda do seu celular é uma chave válida;

– Mais segurança e assertividade na escolha de quem paga e de quem recebe pelo Pix;

– Evitar erros nas transações, uma vez que se houver um dígito errado, não será possível efetivar a transferência ou pagamento.

 

Outros conteúdos que podem ser do seu interesse:

Boletos irão desaparecer depois do Pix?

Internet Banking Greencred

 

A Greencred tem o compromisso com a segurança e a praticidade de todos os cooperados. Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.

Posted by & filed under Notícias.

Além de vantagens exclusivas, setor vem crescendo anualmente

O impacto positivo das cooperativas, provenientes de sua busca por um mundo mais justo e equilibrado, com melhores oportunidades para todos, resultou em uma grande adesão em todo o país.

Os números mostram a participação cada vez maior pelas cooperativas de crédito. Atualmente, o Brasil conta com 12.787.976 cooperados. São mais de cinco mil municípios cooperando, com um crescimento anual de mais de 10%.

O surgimento das primeiras cooperativas brasileiras, datam de meados do século XIX, uma cooperativa de consumo em Ouro Preto/MG. Já as cooperativas de crédito surgiram no século XX, no Rio Grande do Sul/RS. O objetivo principal das cooperativas é oferecer uma alternativa mais democrática, participativa, humanitária e sustentável aos cooperados. São formadas por um grupo de pessoas com interesses em comum, voltadas ao interesse coletivo.

Uma cooperativa de crédito (ou cooperativa financeira) é uma associação de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria, integrante do Sistema Financeiro Nacional e destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente a seus associados.

São inúmeras as vantagens ao associar-se, como mostramos a seguir.

Foco na pessoa

Nas cooperativas, o foco são os associados e não o lucro. Assim, a responsabilidade da cooperativa tem compromisso com o desenvolvimento das pessoas. Além disso, independentemente da cota, cada participante tem os mesmos direitos. Outro ponto importante é a participação nas assembleias com voz ativa, assim como os donos das empresas.

Sem fins lucrativos

Como mencionamos, o objetivo da cooperativa não é o lucro. O cooperado é sócio e pode usufruir do rateio das sobras. Não tendo fins lucrativos, os resultados (sobras) anuais da cooperativa são isentos de tributos.

Taxas reduzidas

Nas cooperativas as taxas de juros são muito menores do que as instituições financeiras tradicionais. As taxas cobradas por produtos e serviços chegam a ser até 20% menores do que as cobradas pelos bancos. Além de oferecer uma série de condições exclusivas para empréstimos e financiamentos, com prazos melhores.

Mais rendimentos

Como as cooperativas de crédito não são obrigadas ao recolhimento de depósitos compulsórios como os bancos e são isentas de tributos, as taxas de retorno sobre investimentos são superiores às do mercado.

Algumas cooperativas de crédito oferecem ainda serviços de seguro de vida, consórcios, plano de saúde e de previdência privada.

Assim, os cooperados contam com um leque de opções dentro da própria cooperativa.

Atendimento personalizado

O principal ativo das cooperativas, como citamos, são as pessoas. Deste modo, os associados são atendidos como donos da empresa, sem burocracia e de forma agilizada.

A força da ação em conjunto é inegável. Através da ajuda mútua, os cooperados garantem uma melhor https://greencred.com.br/wp-content/uploads/2024/05/post03.jpgistração de seus recursos financeiros.

Transparência, propósito, cooperação, crescimento.

 

Venha fazer parte de uma cooperativa que realmente se importa com seus cooperados! Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.

 

Posted by & filed under Notícias.

Com inúmeras opções é preciso estar atento antes de assinar o contrato

Quem já passou por uma crise financeira, desemprego ou mesmo imprevistos, não ter condições para cobrir os gastos e poder contar com um valor para quitar as dívidas é reconfortante.

Um empréstimo pessoal é um dinheiro que a instituição financeira empresta, portanto, é necessário ter em mente que o dinheiro deverá ser devolvido.

Com inúmeras opções de créditos, parcelamentos, taxas e prazos, é preciso avaliar algumas condições antes de assinar o contrato. Confira 5 coisas que você deve saber antes de realizar um empréstimo.

Organize as finanças

O primeiro passo é avaliar e organizar a sua vida financeira. Veja quais itens são prioridade e corte o que não é necessário. Anote ou crie uma planilha no computador e lance todas as suas despesas e receitas e calcule o saldo mensal. Isso vai te mostrar o valor disponível que você terá para assumir um empréstimo, além de ter uma visão mais específica do que precisa ser melhorado para a sua saúde financeira. É importante observar para que o valor das parcelas a serem pagas mensalmente não ultrapasse 15% de sua renda mensal.

Qual o objetivo

Após fazer um panorama da situação financeira, avalie qual é o objetivo do empréstimo.

O ideal é que este recurso seja acionado para resolver situações de emergência, imprevistos ou, até mesmo, para quitar dívidas em que as taxas de juros são superiores ao de um novo empréstimo, por exemplo.

Para gastos com lazer e consumo não são indicados, ao invés disso, planeje-se com antecedência ou tenha um fundo de reserva para o objetivo.

Estude condições e propostas

Antes de realizar um empréstimo é necessário pesquisar quais opções se enquadram na sua realidade. São muitas as opções de taxas, prazos e características e cada instituição financeira tem a sua.

Esteja atento aos tipos de empréstimos oferecidos. Existem os empréstimos com garantia e sem garantia. O primeiro, costuma-se pedir um bem como segurança, caso o “acordo” não seja cumprido, como imóvel e automóvel. Já o segundo, não.

Nesta mesma perspectiva, verifique as taxas de juros e o valor final a ser contratado. Muitas vezes, o empréstimo naquela instituição não compensa.

Leia o contrato

Parece óbvio, entretanto, grande parte das pessoas não tem o hábito de ler documentos e contratos antes de assinar. Além de ser obrigatória, a leitura é fundamental para que você não seja pego de surpresa. Rescisão, multas, taxas de manutenção, ajustes, entre outras questões estão especificadas no contrato. Dê uma atenção especial a esses detalhes para evitar problemas e um possível susto.

Contrate uma boa instituição financeira

Com os processos totalmente digitais, os golpes têm se tornado cada vez mais comuns neste ambiente.

Deste modo, recorrer às instituições financeiras sérias com um bom histórico no mercado é fundamental. Sempre desconfie de propostas para as quais você nunca solicitou.

Cooperativas de crédito costumam oferecer empréstimos com juros muito menores do que os bancos tradicionais.

 

Precisa de empréstimo? A Greencred oferece taxas diferenciadas, liberação ágil e processo descomplicado, com prazo em até 60 meses.

Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.

10 motivos para se tornar um cooperado Greencred

Posted by & filed under Notícias.

Descubra por que você deve fazer parte da cooperativa

 

Há mais de 20 anos no mercado, a Greencred oferece serviços diferenciados aos seus cooperados, visando geração de riqueza e saúde financeira. Reconhecida como uma das cooperativas de maior segurança e credibilidade do país, buscamos sempre oferecer taxas diferenciadas, liberação ágil e processos descomplicados.

 

Para ter ainda mais segurança, confira abaixo 10 ótimos motivos para fazer parte da família Greencred.

 

Resultados coletivos

 

Nossa cooperativa nasceu de uma ideia: a união de esforços pessoais para o desenvolvimento coletivo. Aqui, o cooperado é sócio e pode usufruir do rateio das sobras, o que gera um clima de companheirismo e empatia.

 

Valores sólidos

 

Nossos valores são baseados na credibilidade, com uma postura ética e transparente; na lucratividade, com o repasse de sobras de forma íntegra e justa, gerando riqueza aos cooperados e no atendimento personalizado, com padrão de excelência e qualidade.

 

Livre admissão

 

Desde fevereiro deste ano, somos uma cooperativa de livre admissão! Isso significa que qualquer pessoa, física ou jurídica, independentemente da profissão, pode se associar, desde que tenha seu cadastro de admissão aprovado. Isso traz mais diversidade à cooperativa e aumenta nossas possibilidades de oferecer juros ainda mais baixos.

 

Responsabilidade social

 

Desde o nosso início, adotamos posturas, comportamentos e ações que visam à promoção do bem-estar do nosso público. Todos os nossos processos prezam pelo lado ético e respeito às relações pessoais.

 

Atendimento personalizado

 

Para nós, o principal ativo são as pessoas. É por isso que nosso atendimento é personalizado e sem burocracia, voltado a resolver as questões apresentadas por nossos cooperados de forma ágil e descomplicada.

 

Consultoria especializada

 

Nosso time conta com profissionais especializados e sempre disponíveis para esclarecer as dúvidas relacionadas a empréstimos. Quer saber mais? Pode contar com a gente.

 

Taxas atrativas

 

Juros do cheque especial, por exemplo, estão bem abaixo dos praticados pelos bancos, assim como nossos processos de empréstimos, os quais contam com liberação ágil e procedimento descomplicado, para pagamento em até 60 meses.

 

Benefícios únicos

 

Além da distribuição igualitária das sobras, nós não cobramos tarifas de TED e DOC, oferecemos estacionamento gratuito por até 30 minutos para nossos cooperados e disponibilizamos serviço de motoboy para atividades bancárias sem custo adicional.

 

Transparência

 

Prezamos pela transparência em todas as nossas ações, por isso, nossos cooperados têm acesso a todas as movimentações da instituição, podendo conferir em nosso site o desempenho anual da cooperativa.

 

Aplicações seguras e rentáveis

 

As aplicações financeiras mais seguras e rentáveis do mercado estão na Greencred. O fundo garantidor das cooperativas assegura até R$250 mil para cada cooperado (CPF).

Venha fazer parte de uma cooperativa que realmente se importa com seus cooperados! Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100

Crescimento brasileiro fica abaixo da média da América Latina

Posted by & filed under Notícias.

Resultados ruins são frutos de recessão enfrentada ano passado

 

De acordo com projeções para 2021, 2022 e 2023 feitas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil ficará abaixo da média de crescimento da América Latina. O país deve crescer 2,7% nesse período, enquanto o continente deve apresentar 3,2% de média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Essa taxa menor deve-se à recessão que o Brasil enfrentou em 2020, a qual criou uma série de desafios para os anos seguintes, como a aprovação de um conjunto de reformas voltadas ao crescimento econômico e a adoção de uma política fiscal que gere confiança e estabilize o aumento da dívida pública.

 

Para superar as consequências da pandemia, nosso país precisará passar por algumas medidas fundamentais, por exemplo, acentuar a integração regional, apoiar pequenas e médias empresas e liberar recursos fiscais para maiores investimentos em infraestrutura, o que atrai investidores do setor privado.

 

Mercado de trabalho

 

Ainda segundo o BID, o mercado de trabalho nos países latino-americanos foi bastante impactado pela instabilidade da economia mundial, bem como pelas medidas de lockdown estabelecidas para conter o avanço da Covid-19. A entidade estima que 10% dos empregos foram perdidos entre fevereiro e outubro do ano passado.

 

Segundo especialistas em economia, a medida mais importante no momento é a aceleração do programa de vacinação, pois, além de salvar vidas, vai fazer com que o país saia mais rapidamente da crise econômica na qual se encontra.

 

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das notícias mais importantes sobre assuntos econômicos!

 

Educação financeira para crianças: 5 motivos para ensinar desde cedo

Posted by & filed under Notícias.

Tornar crianças conscientes em relação ao dinheiro é essencial para a formação de adultos independentes 

Muitos brasileiros sofrem para equilibrar as finanças todos os meses, fato que tem inúmeras explicações, da desigualdade social à falta de educação financeira desde a infância. Esta última razão nos alerta sobre a importância de ensinar crianças a cuidar direito do dinheiro para que possam se transformar em adultos responsáveis e independentes.

Quer mais motivos para ensinar desde cedo educação financeira para crianças? Confira abaixo!

 

1. Ensina sobre o valor do trabalho

 

Falar sobre dinheiro e educação financeira com crianças vai ajudá-las a entender o valor do trabalho, a partir da associação que, na vida adulta, você recebe por algo que realiza. Uma boa dica é fazer o pequeno entender que a mesada, por exemplo, é seu “salário”, e que só vai receber se cumprir com os combinados firmados em casa, como manter o quarto arrumado, guardar os brinquedos e apresentar bons resultados na escola.

 

2. Estimula o perfil empreendedor

 

Um cofrinho é uma excelente maneira de estimular o lado empreendedor das crianças. Ao ver a quantidade de moedas aumentando, a criança pode estipular objetivos a curto e médio prazo para gastar o dinheiro acumulado. Essa prática vai ajudar bastante na fase adulta, pois pessoas que gostam de empreender tendem a buscar diversas soluções quando a situação econômica não está favorável.

 

3. Ajuda a lidar com metas

 

Nada melhor para aprender a lidar com metas que um planejamento financeiro. Além de ensinar a criança a economizar, é preciso ajudá-la a pensar em finalidades para esse dinheiro. Se o pequeno ganha R$40 reais por mês, em seis meses ele terá R$240, portanto, é importante mostrar a ele esse cenário e dizer que poupar dinheiro é a melhor forma de alcançar metas.

 

4. Ensina a controlar gastos

 

Ensine a criança a anotar onde e no que gastou seu dinheiro para que ela aprenda sobre a importância de se organizar financeiramente. No futuro, já adulta, terá menos problemas com cartão de crédito, empréstimos e cheque especial, por exemplo.

 

5. Gera menos consumismo

 

Além de demonstrar a importância de dizer “não” ao desperdício, ensinar educação financeira para crianças gera adultos menos consumistas, que economizam, investem e são mais conscientes sobre suas escolhas. Devemos começar desde já a ensinar a nova geração sobre responsabilidade financeira, social e ambiental.

Se precisar de mais dicas sobre saúde financeira, pode contar conosco!