5 coisas que você deve saber antes de realizar um empréstimo

Com inúmeras opções é preciso estar atento antes de assinar o contrato

Quem já passou por uma crise financeira, desemprego ou mesmo imprevistos, não ter condições para cobrir os gastos e poder contar com um valor para quitar as dívidas é reconfortante.

Um empréstimo pessoal é um dinheiro que a instituição financeira empresta, portanto, é necessário ter em mente que o dinheiro deverá ser devolvido.

Com inúmeras opções de créditos, parcelamentos, taxas e prazos, é preciso avaliar algumas condições antes de assinar o contrato. Confira 5 coisas que você deve saber antes de realizar um empréstimo.

Organize as finanças

O primeiro passo é avaliar e organizar a sua vida financeira. Veja quais itens são prioridade e corte o que não é necessário. Anote ou crie uma planilha no computador e lance todas as suas despesas e receitas e calcule o saldo mensal. Isso vai te mostrar o valor disponível que você terá para assumir um empréstimo, além de ter uma visão mais específica do que precisa ser melhorado para a sua saúde financeira. É importante observar para que o valor das parcelas a serem pagas mensalmente não ultrapasse 15% de sua renda mensal.

Qual o objetivo

Após fazer um panorama da situação financeira, avalie qual é o objetivo do empréstimo.

O ideal é que este recurso seja acionado para resolver situações de emergência, imprevistos ou, até mesmo, para quitar dívidas em que as taxas de juros são superiores ao de um novo empréstimo, por exemplo.

Para gastos com lazer e consumo não são indicados, ao invés disso, planeje-se com antecedência ou tenha um fundo de reserva para o objetivo.

Estude condições e propostas

Antes de realizar um empréstimo é necessário pesquisar quais opções se enquadram na sua realidade. São muitas as opções de taxas, prazos e características e cada instituição financeira tem a sua.

Esteja atento aos tipos de empréstimos oferecidos. Existem os empréstimos com garantia e sem garantia. O primeiro, costuma-se pedir um bem como segurança, caso o “acordo” não seja cumprido, como imóvel e automóvel. Já o segundo, não.

Nesta mesma perspectiva, verifique as taxas de juros e o valor final a ser contratado. Muitas vezes, o empréstimo naquela instituição não compensa.

Leia o contrato

Parece óbvio, entretanto, grande parte das pessoas não tem o hábito de ler documentos e contratos antes de assinar. Além de ser obrigatória, a leitura é fundamental para que você não seja pego de surpresa. Rescisão, multas, taxas de manutenção, ajustes, entre outras questões estão especificadas no contrato. Dê uma atenção especial a esses detalhes para evitar problemas e um possível susto.

Contrate uma boa instituição financeira

Com os processos totalmente digitais, os golpes têm se tornado cada vez mais comuns neste ambiente.

Deste modo, recorrer às instituições financeiras sérias com um bom histórico no mercado é fundamental. Sempre desconfie de propostas para as quais você nunca solicitou.

Cooperativas de crédito costumam oferecer empréstimos com juros muito menores do que os bancos tradicionais.

 

Precisa de empréstimo? A Greencred oferece taxas diferenciadas, liberação ágil e processo descomplicado, com prazo em até 60 meses.

Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.