5 Dicas para organizar a vida financeira neste final de ano

Encerrar o ano de forma tranquila, sem estar no vermelho, pode ser, para algumas pessoas, um sonho distante. No entanto, a mudança de algumas atitudes pode contribuir para organizar a vida financeira e terminar 2021 mais estável. Confira a seguir, 5 dicas que a Greencred preparou para te ajudar. Boa leitura.

 

1. Avalie como foi o seu ano

O primeiro passo para organizar a vida financeira no final de ano é olhar para trás e refletir sobre suas ações.

Houve gastos excessivos? A sua renda foi suficiente para cobrir os gastos? Existem formas ou mudanças de certos hábitos que podem ser adquiridos no próximo ano que vão contribuir para um fim de ano mais tranquilo financeiramente?

Após refletir sobre essas questões, realizar um planejamento e controle financeiro vai permitir com que você conheça a realidade das suas finanças e, consequentemente, tenha organização financeira para uma vida tranquila.

 

2. Crie hábitos saudáveis nas finanças

A educação financeira e a inteligência emocional nas finanças são o caminho para o sucesso.

Isso porque, quando você identifica suas emoções, possibilita utilizá-las a seu favor, tomando decisões de forma mais racional e tendo mais controle em ações motivadas por impulsos.

Quando falamos sobre finanças, a inteligência emocional é um fator extremamente positivo, uma vez que se tem mais clareza na hora de planejar, controlar os gastos e cuidar do dinheiro.

 

3. Trace metas financeiras

Para realizar os seus sonhos é preciso traçar metas de onde você quer chegar.

Deste modo, para organizar a vida financeira neste final de ano, tenha em mente quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Seja a viagem de fim de ano, comprar um imóvel ou conquistar a independência financeira.

O que será preciso para alcançá-los? Anote cada um deles e planeje o caminho.

 

4. Monte um planejamento financeiro

Anote em um papel ou em uma planilha todas as despesas previstas para 2022. O início do ano costuma ser pesado com matrícula de escola, IPVA, IPTU e outros custos. Desta maneira, você já tem uma previsão do quanto precisará desembolsar. Mantenha este hábito ao longo de todo o ano para chegar em dezembro com saldo positivo na conta.

 

5. Quite as suas dívidas

É desesperador chegar ao fim do ano e perceber que está endividado, não é? Se este é o seu caso, aproveite o final do ano para resolver esta situação.

Diversas empresas realizam feirões para negociar as dívidas, com juros bem menores. Anote cada uma delas e os juros cobrados para iniciar um processo de negociação.

Outra forma é através de empréstimos. A Greencred possui taxas diferenciadas, liberação ágil e processo descomplicado para te ajudar a quitar as dívidas, iniciar e encerrar o próximo ano financeiramente estável e mais tranquilo.

Entre em contato conosco e conheça nossas linhas de crédito: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.