5 hábitos que prejudicam sua vida financeira

Juntar dinheiro é uma das principais metas de todo mundo, entretanto, sempre tem algo que impede esse objetivo. Na maioria das vezes, os principais culpados são os gastos com futilidades, ocasionados por hábitos altamente prejudiciais. Para manter as finanças estáveis é preciso se organizar e evitar esses vícios que, na maioria das vezes, nem percebemos ter. Quer saber quais são os 5 hábitos que prejudicam sua vida financeira e o que fazer para evitá-los? Continue lendo!

Deixar dinheiro na carteira

 Muitas vezes nem precisamos, mas só pelo fato de termos dinheiro na carteira, ficamos tentados a comprar alguma coisa. Existem poucas situações em que é melhor sair de casa com dinheiro em espécie, porém, quando não for o caso, o ideal é deixar a carteira vazia!

Sair com dinheiro/cartão sem necessidade

 Não adianta levar marmita para o trabalho se depois você decide dar uma voltinha e acaba gastando o dinheiro de dois almoços em besteiras. Se for acompanhar um amigo em alguma loja, por exemplo, e não tem a intenção de comprar algo, evite levar a carteira.

Mentalidade “dinheiro é para gastar!”

 A educação financeira não é muito valorizada em nosso país, por isso, muitos brasileiros crescem com a mentalidade de que “dinheiro é para gastar”, o que resulta em jovens endividados e sem um futuro seguro financeiramente. Comece a encarar seu dinheiro de forma diferente, dando mais valor a ele, pois só você sabe como foi difícil consegui-lo!

Estar sempre atrasado

 Antigamente, esse não era um problema que afetava o bolso, porém, hoje em dia, com os serviços de transporte privado, ficar atrasado com frequência pode fazer uma grande diferença nas finanças. Quanto você gasta ao mês com Uber para chegar no horário no trabalho, por exemplo? Planeje seu dia para evitar atrasos e garanta uma graninha extra.

Ser imediatista

Comprar no calor do momento é um dos costumes mais prejudiciais à saúde financeira. Além de poder se arrepender, você não pesquisa os valores e acaba pagando muito mais caro. Antes de fechar uma compra, principalmente se o valor for muito alto, pense bem e pesquise bastante.

Tem algum desses hábitos? Qual você considera o mais prejudicial para a sua vida financeira? Comece a mudá-los ainda hoje!