Os convênios de plano de saúde terão uma elevação de preço em 2021. Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a média do reajuste será de 25%. Para compreender a conjuntura que levou a este aumento, a Greencred apresenta abaixo todos os pontos que merecem a sua atenção em relação aos preços de planos de saúde em 2021.
Boa leitura!
Por que houve aumento nos planos de saúde?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu os reajustes nos planos de saúde de setembro a dezembro de 2020. A medida foi uma estratégia de contenção do impacto econômico da pandemia.
Os reajustes foram suspensos para os planos de saúde individuais, familiares, coletivos e empresariais.
A medida da ANS previa que o reajuste de 8,14% para planos individuais e familiares, como exemplo, fosse diluído em 12 parcelas no decorrer de 2021.
Além do reajuste referente aos meses suspensos de 2020 (setembro a dezembro), soma-se também o reajuste anual de 2021. Ou seja, o valor que chega até o consumidor desde janeiro de 2021 está influenciado por dois reajustes distintos, por isso, a grande sensação de aumento (que chega à média de 25%).
Pode existir um terceiro reajuste?
Sim. Este caso vai depender de cada contrato. Por exemplo, ao trocar de faixa de idade no plano de saúde, algumas operadoras têm como regra a aplicação de valores diferenciados para cada caixa. Ou seja, se você trocou de faixa de idade, pode haver mais um reajuste nas suas parcelas em 2021. É necessário ficar atento às regras de faixa de idade da operadora contratada.
Como identificar cada reajuste nos boletos?
É importante lembrar que as operadoras de planos de saúde são obrigadas, segundo a ANS, a especificar nos boletos todos os valores que compõem aquela parcela. O valor de cada reajuste precisa estar identificado de forma objetiva na fatura.
Leia aqui um histórico das mudanças nos planos de saúde durante a pandemia e acesse também um artigo sobre principais tendências para a saúde no pós-pandemia.
Precisa de ajuda? Fale com a Greencred: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br