O levantamento Demografia Médica do Brasil 2020, realizado em parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP), mostrou que a média geral de idade dos médicos em atividade no Brasil vem caindo nos últimos anos.
Na Demografia Médica do Brasil de 2015, a média era de 45,7. Na publicação referente a 2020, a média caiu para 45.
Esse fenômeno pode ser explicado a partir do amplo crescimento do número de cursos e vagas de graduação em Medicina. Com essa movimentação, muitos novos médicos chegam ao mercado de trabalho anualmente.
Marco histórico na área
A edição de 2020 da Demografia Médica do Brasil celebra a quinta edição do estudo no mesmo ano em que a área de medicina atinge um novo patamar no país.
Em 2020, o Brasil atingiu a marca de meio milhão de médicos.
Média de idade e perfil regional
Para os médicos homens, a idade média em 2020 é de 48 anos. Já no caso das mulheres, a média ficou em 42 anos.
Os estados de Alagoas e Rio de Janeiro mostraram a média mais alta entre a população médica: 49,2 anos e 47,7, respectivamente.
No Paraná, a média geral ficou em 43,4.
Os médicos em atividade mais jovens tiveram maior peso em estados como Tocantins e Rondônia, com média de idade de 41,6 anos.
Ao todo, dezenove das 27 unidades da Federação, incluindo São Paulo, têm média de idade menor do que 45 anos.
Para acessar a íntegra da Demografia Médica do Brasil 2020, clique aqui.
Gostou do conteúdo? A Greencred publica, semanalmente, conteúdos para desenvolvimento financeiro e tendências na área da saúde.
Aproveite para conhecer mais sobre LinkedIn para carreira médica.
Estamos à disposição para ajudar você a desenvolver sua experiência de investimentos e segurança financeira. Entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.