Organização financeira: escolha para uma vida tranquila

Entenda por que hábitos financeiros saudáveis contribuem para uma vida tranquila

As finanças causam estresse e refletem na vida familiar de 58,4% dos brasileiros, segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro. O indicador, lançado em julho, faz parte de uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central.

Tranquilidade financeira é um sonho para a maioria das pessoas. Poder viajar, curtir a família, ter condições financeiras de contornar uma emergência e um futuro com menos preocupação, no entanto, exige planejamento financeiro.

Por isso, é fundamental compreender a importância da organização das finanças pessoais, a fim de facilitar a gestão do nosso dinheiro, contribuindo, assim, para uma vida mais tranquila.

Continue a leitura e fique por dentro das dicas e informações que trouxemos a seguir!

Alcançar objetivos

O ditado “o dinheiro não compra felicidade” pode até não estar cem por cento correto, mas ele ajuda a alcançar os objetivos e transformar sonhos em realidade!

Isso porque o dinheiro está presente em quase todas as coisas que nos dão prazer e nos permite ter uma vida mais confortável.

Deste modo, é necessário planejamento. Para se alcançar as metas pessoais é preciso controlar as despesas, fazer investimentos ou poupar uma certa quantia mensalmente.

Adeus ao endividamento

Descontrole nas compras, gastar mais do que ganha e outros maus hábitos, acabam levando a consequências sérias, como o superendividamento.

Entretanto, quando se tem controle e organização financeira, essa realidade é algo muito distante ou quase inexistente.

Isso porque o acompanhamento frequente das finanças evita compras por impulso, sem necessidade, ou ainda pior, evita que você acabe gastando o valor de um outro compromisso realmente importante e aí seu nome fica inadimplente.

Nome limpo

Falando nisso, organização financeira é sinônimo de nome limpo! E não há nada melhor do que ter um CPF sem restrições.

É claro que ninguém está imune ao nome negativado. Mas, ao adotar hábitos de inteligência financeira, você consegue se organizar para ter uma reserva quando emergências surgirem.

Com isso, você evita problemas no orçamento, garante o pagamento das contas e conserva o nome limpo.

Qualidade de vida

Como mencionamos no início deste artigo, ter uma boa saúde financeira garante mais qualidade de vida.

Quando não se tem preocupação com dinheiro a vida se torna melhor e mais tranquila.

Ter tranquilidade financeira significa ter uma reserva suficiente para cobrir um imprevisto e não precisar se preocupar com contas emergentes.

Outro aspecto importante é que esta prática permite que a sua vida seja mais prazerosa, ao invés de só trabalhar para pagar contas.

É possível mudar as atitudes e melhorar os hábitos financeiros para ter uma vida mais equilibrada, feliz e tranquila!

Conheça nossas soluções em renda fixa e entre em contato: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.