Indicado, principalmente, para situações emergenciais, o crédito pessoal é um dos serviços financeiros mais acessíveis às pessoas físicas
Geralmente mais simples de ser acessado em comparação com outros serviços financeiros, o crédito pessoal é um valor em dinheiro concedido por uma instituição financeira (banco ou cooperativa de crédito) a uma pessoa física.
Indicado, principalmente, para situações emergenciais, esse tipo de empréstimo não está condicionado a uma justificativa específica perante à instituição que o concede, como ocorre com os financiamentos, e essa liberdade quanto ao seu uso é uma de suas principais características.
É importante observar que, em troca do crédito pessoal, a instituição financeira cobra uma taxa mensal de juros, a qual varia de acordo com a política da organização e de uma possível negociação com o(a) contratante. Fatores como a análise de crédito do(a) cliente e o valor do total emprestado também podem influenciar nesse sentido.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre as taxas de juros
Crédito Pessoal: como funciona e quando contratar?
Em linhas gerais, as únicas obrigatoriedades para o(a) contratante, incluem: ser maior de 18 anos, apresentar documento de identidade e CPF válidos, e comprovante de residência do Brasil.
As condições do contrato desse tipo de empréstimo costumam ser negociadas diretamente com a instituição financeira (número de parcelas e taxa de juros). Alguns clientes podem ter uma linha de crédito pré-aprovada (que só precisa ser solicitada para haver a liberação na conta), contudo, as taxas de juros para esta modalidade tendem a ser maiores.
Quitar uma dívida (ou substituí-la por outra de menor valor) ou solucionar um problema que não estava previsto no orçamento são algumas das situações mais indicadas para se recorrer a um empréstimo desse tipo.
Você sabia?
Em se tratando de crédito pessoal, a taxa de juros mensal que os grandes bancos costumam praticar varia entre 4% e 9%. Todavia, as cooperativas de crédito, como a Greencred, oferecem taxas até 50% mais acessíveis e diferenciadas.
Leia também: Quais são os benefícios de ser um(a) cooperado(a) Greencred?
Maior valor mensal = menos parcelas e juros
Outra dica importante em relação ao crédito pessoal, uma vez definido o valor do empréstimo, é calcular a quantidade mensal que cabe no seu bolso. Uma quantia menor por mês, por exemplo, significa mais meses de pagamento e, consequentemente, uma maior incidência de juros.
Por outro lado, ao pagar o maior valor possível mensalmente, você consegue reduzir o tempo de empréstimo e o valor da taxa de juros.
Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido melhor como funciona o crédito pessoal. Caso você esteja precisando deste tipo de recurso, saiba que a Greencred, sua cooperativa de crédito, conta com taxas diferenciadas, liberação ágil e processo descomplicado, além de prazo de até 60 meses.
Fale com a Greencred:
https://greencred.com.br/associe-se/
greencred@greencred.com.br
Sede: (41) 3304-1100
Cooperhec: (41) 3077-2100