A diferença entre guardar e investir

guardar e investir

Muitos de nossos sonhos envolvem gastos, por isso, é praticamente impossível realizá-los sem antes se organizar financeiramente. Começar a separar parte da renda para determinado objetivo (se aposentar, comprar casa própria, comprar um carro etc.) é algo muito importante, porém, é preciso saber o que fazer com esse dinheiro.

Basicamente, existem duas opções para isso: guardar e investir. Cada uma tem um papel diferente na vida financeira e deve ser levada em conta visando à meta a ser alcançada.

 

Guardar dinheiro

Guardar dinheiro é o ato de separar uma quantia e mantê-la estável, seja embaixo do colchão (o que não é muito recomendado) ou em uma conta. O primeiro passo para começar a guardar dinheiro é ter em mente o quanto você ganha e o quanto você gasta, somente assim será possível estabelecer o quanto você pode –  e deve – guardar.

 

Investir

Investir é, resumidamente, pegar uma determinada quantia hoje e tentar transformá-la em mais dinheiro no futuro, por meio de rendimentos. Não é preciso ter muito dinheiro para se tornar um investidor, hoje em dia, existem fundos que aceitam investimentos a partir de R$30.

Dentro do universo dos investimentos, existem dois grandes mundos: o da renda fixa e o da renda variável. No primeiro, o investidor tem mais clareza de quanto seu dinheiro irá render. Alguns exemplos: Tesouro Direto, CDBs e LCAs. Já no segundo, a rentabilidade muda o tempo todo, o que significa que os riscos são maiores, porém, os ganhos também.

 

Qual a melhor opção?

Isso vai depender de alguns fatores, como seus objetivos e o período de tempo que dispõe para economizar. O ideal é fazer uma análise para descobrir qual é a melhor opção de acordo com as suas finanças e seu momento atual.

Caso tenha a possibilidade, é interessante manter as duas modalidades: ter dinheiro guardado e investido. Dessa forma, você faz seu patrimônio crescer sem abrir mão da segurança.

 

Na Greencred nossos cooperados têm direito a sobras na proporção das suas operações, além de outras grandes vantagens financeiras, como a isenção de taxas na manutenção da conta e juros abaixo do mercado para empréstimos.


Quer saber mais sobre educação financeira? Continue acompanhando nosso blog! Fale conosco:
greencred@greencred.com.br | (41) 3304-1100 ou  (41) 3077-2100.