A busca por mostrar um diferencial no ramo de serviços é o que separa negócios que prosperam daqueles que simplesmente sobrevivem. Na área da saúde não é diferente. A Greencred apresenta 5 passos para um atendimento de alto padrão ao paciente em mais um artigo voltado aos nossos cooperados que buscam evoluir seus negócios.
Vamos começar por uma pergunta: como você projeta a entrega da qualidade do atendimento ao paciente?
Hoje, muito se fala da necessidade de mensurar todos os aspectos dos negócios. Mas como de fato mensurar a qualidade de atendimento sem antes estabelecer os passos que vão compor essa entrega de valor?
A Greencred reuniu as etapas que te ajudam a consolidar um processo de atendimento de alto padrão. Boa leitura!
Compreenda o seu “paciente ideal”
O marketing digital tem evoluído de maneira ágil com a popularização de ferramentas digitais e da maior presença digital da população. O conceito de persona foi desenvolvido no processo de pensar o foco de campanhas, ações e comunicação mais assertivas.
Para além do uso do conceito para o marketing, ele se torna essencial a qualquer negócio. A persona é o seu comprador ideal, no caso de clínicas e consultórios, o paciente ideal.
O conceito nasceu como uma necessidade de fuga à generalização do “público-alvo”, que faz recortes de idade, gênero e alguns outros muito amplos.
Quem de fato representa a maior fonte de renda da sua clínica? Estude a fundo o perfil sociocultural do seu paciente ideal. É uma pessoa mais ligada à tecnologia? Que se comunica com eficiência por e-mail?
Essas informações montam o seu paciente ideal e te ajudam a definir como traçar o seu plano de atendimento de alto padrão em todas as etapas. Lembre-se de realizar pesquisas constantes para sempre evoluir a qualidade das informações que irão compor o seu perfil de paciente ideal.
Sistematize todas essas informações para nunca perder a essência do seu paciente ideal – principal fonte de receita do seu negócio – nas suas ações de atendimento.
Mapeie a jornada do seu paciente
De onde os seus pacientes vêm? A maior parte deles de indicações? De planos e convênios?
Conhecer toda essa jornada irá te ajudar a pensar como impactá-lo positivamente em todo o processo. Principalmente, pensando em aumentar a sua credibilidade com ele.
Aproveite os formulários de pesquisas propostas no passo 1 para contemplar este objetivo.
Personalização da experiência
Ao conduzir a sua clínica ou consultório, além de focar no aprofundamento e na atualização dos seus conhecimentos na especialidade de atuação, você também deverá compreender o comportamento dos consumidores.
Hoje, quando falamos de serviços, precisamos pensar em personalização da experiência para todos os segmentos.
Estamos na era da experiência individual. Uber, AirBnB, iFood, Netflix e Spotify não nos deixam mentir.
O consumidor quer se identificar com você, não só consumir. Como você fala com ele? Como a equipe o recebe? Como acontece a identificação do retorno do paciente? Como você o/a recebe na segunda consulta?
Crie uma experiência que tenha identidade. A diferenciação no ramo dos serviços é a maior moeda de troca na mente do consumidor. Lembre-se disso e crie comunicações personalizadas, sistematização de dados dos pacientes e outros processos.
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