3 passos para um atendimento de alto padrão ao paciente

atendimento de alto padrão ao paciente

A busca por mostrar um diferencial no ramo de serviços é o que separa negócios que prosperam daqueles que simplesmente sobrevivem. Na área da saúde não é diferente. A Greencred apresenta 5 passos para um atendimento de alto padrão ao paciente em mais um artigo voltado aos nossos cooperados que buscam evoluir seus negócios.

 

Vamos começar por uma pergunta: como você projeta a entrega da qualidade do atendimento ao paciente?

 

Hoje, muito se fala da necessidade de mensurar todos os aspectos dos negócios. Mas como de fato mensurar a qualidade de atendimento sem antes estabelecer os passos que vão compor essa entrega de valor?

 

A Greencred reuniu as etapas que te ajudam a consolidar um processo de atendimento de alto padrão. Boa leitura!

 

Compreenda o seu “paciente ideal”

O marketing digital tem evoluído de maneira ágil com a popularização de ferramentas digitais e da maior presença digital da população. O conceito de persona foi desenvolvido no processo de pensar o foco de campanhas, ações e comunicação mais assertivas.

 

Para além do uso do conceito para o marketing, ele se torna essencial a qualquer negócio. A persona é o seu comprador ideal, no caso de clínicas e consultórios, o paciente ideal.

 

O conceito nasceu como uma necessidade de fuga à generalização do “público-alvo”, que faz recortes de idade, gênero e alguns outros muito amplos.

 

Quem de fato representa a maior fonte de renda da sua clínica? Estude a fundo o perfil sociocultural do seu paciente ideal. É uma pessoa mais ligada à tecnologia? Que se comunica com eficiência por e-mail?

 

Essas informações montam o seu paciente ideal e te ajudam a definir como traçar o seu plano de atendimento de alto padrão em todas as etapas. Lembre-se de realizar pesquisas constantes para sempre evoluir a qualidade das informações que irão compor o seu perfil de paciente ideal.

 

Sistematize todas essas informações para nunca perder a essência do seu paciente ideal – principal fonte de receita do seu negócio – nas suas ações de atendimento.

 

Mapeie a jornada do seu paciente

De onde os seus pacientes vêm? A maior parte deles de indicações? De planos e convênios?

 

Conhecer toda essa jornada irá te ajudar a pensar como impactá-lo positivamente em todo o processo. Principalmente, pensando em aumentar a sua credibilidade com ele.

 

Aproveite os formulários de pesquisas propostas no passo 1 para contemplar este objetivo.

 

Personalização da experiência

Ao conduzir a sua clínica ou consultório, além de focar no aprofundamento e na atualização dos seus conhecimentos na especialidade de atuação, você também deverá compreender o comportamento dos consumidores.

 

Hoje, quando falamos de serviços, precisamos pensar em personalização da experiência para todos os segmentos.

 

Estamos na era da experiência individual. Uber, AirBnB, iFood, Netflix e Spotify não nos deixam mentir.

 

O consumidor quer se identificar com você, não só consumir. Como você fala com ele? Como a equipe o recebe? Como acontece a identificação do retorno do paciente? Como você o/a recebe na segunda consulta?

 

Crie uma experiência que tenha identidade. A diferenciação no ramo dos serviços é a maior moeda de troca na mente do consumidor. Lembre-se disso e crie comunicações personalizadas, sistematização de dados dos pacientes e outros processos.

 

Acompanhe o blog da Greencred e mantenha-se informado(a) com as novidades do setor da saúde.

Associe-se.

Estamos à disposição: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br