Banco Central quer dobrar número de cooperativas

cooperativas de crédito

Como estratégia para ampliar a competitividade do acesso ao crédito em âmbito nacional, o Banco Central criou uma agenda de trabalho que pretende dobrar o número de cooperativas no Brasil até 2022. A Greencred traz para você os detalhes dessa agenda.

 

Essa iniciativa tem como objetivo principal a descentralização do sistema financeiro. O primeiro passo é a flexibilização de regras para o segmento.

 

Ação legislativa

Atualmente, as cooperativas aguardam a aprovação de projeto de lei complementar que foi entregue à Câmara dos Deputados em abril. A proposta retira entraves e dá maior segurança jurídica para o segmento.

 

Entre as principais alterações, a Lei Complementar, se aprovada, permitirá que a cooperativa tenha cooperados de qualquer lugar do país, desde que entregue assistência e integração por meio digital.

 

Segundo o Banco Central, a iniciativa poderá dar mais liberdade de atuação às cooperativas.

 

A nova legislação permite, por exemplo, que o cooperado de uma instituição tome parte do crédito em outra, caso não haja recursos suficientes na cooperativa à qual está associado. Com essa estratégia, empresas de grande porte poderão buscar crédito também nas cooperativas.

 

 

Projeção de crescimento

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, disse que a ideia da instituição é aumentar a participação das cooperativas nas regiões Norte e Nordeste de 13% para 25% até 2022.

 

Na região Sul, as cooperativas já respondem a mais de 50% de representação em linhas como capital de giro. Essas ações podem ser definitivas para impulsionar ao dobro a presença das cooperativas no sistema financeiro aqui no Paraná.

 

Movimento crescente

A percepção do Banco Central é baseada nos dados que mostram como o cooperativismo de crédito cresceu a taxas elevadas nos últimos anos.

 

Em 2015, o segmento tinha 5,9% do sistema financeiro, pouco mais da metade do que representa hoje. Em 2019, a carteira de crédito do setor cresceu 25%.

 

A Greencred acompanha esse movimento e está sempre em constante evolução para melhor atender às demandas financeiras dos cooperados.

 

Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.