CDB: o que é, quanto rende e quais as vantagens?

Entre as principais vantagens de investir em CDB estão a facilidade para encontrar instituições que o disponibilizam

 

O que é CDB?

Você já ouviu falar em CDB? Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são os investimentos de renda fixa mais conhecidos do grande público no Brasil.

Disponível na maioria das instituições financeiras, o CDB constitui – até mesmo por conta dessa facilidade – uma das primeiras alternativas para quem deseja migrar o dinheiro da poupança para uma opção mais rentável.

 

Leia também: Lucratividade e Rentabilidade: entenda as diferenças

 

Como o CDB funciona?

Na prática, o CDB funciona da seguinte maneira: quem compra CDBs empresta dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito.

Dessa forma, os bancos captam dinheiro com os CDBs oferecendo, em troca, uma remuneração – os juros – aos investidores, por um determinado período.

Os recursos, por sua vez, são utilizados por essas instituições para conceder empréstimos a outras pessoas.

E há alguma exceção? Sim. Ficam de fora os valores que os bancos são forçados a recolher como depósito compulsório junto ao Banco Central – cerca de um terço do que captam.

 

Quanto o CDB rende?

Uma vez que existem várias modalidades de CDBs, o rendimento pode variar bastante. Veja alguns exemplos:

  • CDB Prefixado: um CDB prefixado com taxa de 5% ao ano, por exemplo, oferecerá exatamente essa remuneração até o fim;
  • CDB pós-fixado: não é possível ter certeza quanto ao retorno financeiro, porque ele seguirá a dinâmica de variações do indicador;
  • CDB atrelado à inflação: a remuneração destes papéis mescla as duas estruturas, oferecendo como retorno uma parcela prefixada e outra pós fixada.

 

Leia também: Dicas da Greencred para fazer o seu dinheiro render mais

 

Vantagens de aderir ao CDB

Entre as principais vantagens de investir em CDB estão a facilidade para encontrar instituições que o disponibilizam, variedade de alternativas, cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e a possibilidade de liquidez diária.

Pensando em investir? Saiba que se associar a uma cooperativa de crédito pode ser uma excelente decisão nesse sentido. A Greencred atua há 25 anos em prol do desenvolvimento financeiro de seus associados, oferecendo rentabilidade, segurança e condições diferenciadas em relação aos bancos tradicionais. Fale agora mesmo com a nossa equipe:

(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br