Como a taxa Selic interfere na economia do país e nos seus investimentos

Se você costuma aplicar seu dinheiro ou já fez um empréstimo/financiamento, com certeza já ouviu falar sobre a taxa Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Essa taxa é a mais importante do Brasil, pois tem influência em todas as outras taxas de juros.

A Selic é crucial para a política monetária do Banco Central, que, por meio dela, emite, compra e vende títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Quer saber mais sobre essa taxa e seu impacto na economia brasileira? Confira abaixo!

Especificidades

A Selic nada mais é do que a taxa básica de juros do país, e é revista a cada 45 dias pela direção do Banco Central. A decisão tomada nessa reunião, formada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), tem impactos em diversos aspectos da economia.

Para definir a porcentagem da Selic, é preciso avaliar como andam a inflação, a atividade econômica do país, as importações e exportações, as contas públicas e até mesmo o cenário externo.

Influência

A taxa Selic serve para equilibrar a economia brasileira e controlar a inflação. Por exemplo, quando a taxa sobe, os juros cobrados ficam mais altos, desestimulando o consumo e, consequentemente, diminuindo a inflação.

Essa taxa está mais presente no seu dia a dia do que você imagina. Os juros do seu cartão de crédito têm relação com a Selic, assim como rendimentos de alguns títulos do Tesouro Direto e o cheque especial.

Resumidamente, se a Selic sobe, as outras taxas de juros do país também sobem, e se ela cai, o mesmo acontece. Atualmente, as taxas mais relacionadas com a Selic são as de capital de giro, empréstimo para pessoa física e cartão de crédito.

 

Entendeu a importância de acompanhar a taxa Selic? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco! Ligue para (41) 3304-1100 ou envie um e-mail para greencred@greencred.com.br.