Como economizar em tempos de pandemia?

A chegada da pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios, entre eles o financeiro. Seja na contenção de gastos, na redução ou corte de salários ou até mesmo na prática de uma reserva de emergência. Nunca a relação que temos com o dinheiro esteve tão em voga. Hábitos de educação financeira são essenciais para cuidar bem do seu dinheiro, no presente e no futuro. Por isso, trazemos algumas dicas importantes de como economizar em tempos de pandemia.

Organização

A organização financeira é o primeiro passo para economizar. Através do levantamento de todos os gastos da família é possível ter um panorama da situação financeira atual e traçar planos e estratégias, de acordo com a sua realidade orçamentária. Por isso, reveja as dívidas, o que é necessário e o que pode esperar, quais são as receitas e coloque tudo em uma planilha.

Despesas fixas x despesas variáveis

Você precisa dividir os seus gastos: despesas fixas das despesas variáveis. As contas fixas são aquelas essenciais como água, luz, alimentação, etc. Já as variáveis são aquelas consideradas não-essenciais, ou seja, que podem ser adiadas ou economizadas como lazer, salão de beleza, entre outros.

Corte nos gastos

Diante das informações dos dois passos acima, você terá maior clareza quais itens são realmente necessários manter e quais poderão ser cortados. Estes ajustes, podem parecer pequenos no início, no entanto, a médio e longo prazo você irá perceber o quanto isso representa no seu orçamento.

Estabeleça limites

Você já sabe qual o valor da renda familiar mensal, quais as despesas fixas e variáveis e cortou os gastos. Agora, é preciso definir um limite, ou seja, um valor máximo para os seus gastos. Deste modo, você terá maior facilidade para não ultrapassar o que foi planejado.

Renegocie dívidas e serviços contratados

Possui dívidas? Entre em contato com o credor para tentar renegociar as taxas de juros. Especialmente por conta da pandemia, muitas empresas têm ofertado negociações a juros mais baixos. A mesma dica vale para os serviços contratados, como plano de internet e tv por assinatura, por exemplo. Verifique com o prestador se há outros planos mais baratos ou outros fornecedores com opções mais acessíveis.

Economize no supermercado

Você sabia que ao fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado, a economia pode chegar à 30%? Além de reduzir o tempo de compra (o que é recomendado durante à pandemia), você evita comprar itens por impulso. Mantenha o foco!

Pesquise preços

Uma das principais regras da economia doméstica é a pesquisa de preços. Hoje, com a internet, ficou ainda mais fácil consultar preços. Além disso, há uma diferença de até 80% nos preços de produtos de lojas on-line, comparados com as lojas físicas.

Você percebeu que atitudes muito simples na sua rotina podem contribuir para a economia em tempos de pandemia e, especialmente para a sua saúde financeira?

 

Escolha cuidar bem do seu dinheiro. Escolha a Greencred!

Conheça todas as nossas soluções: (41) 3304-1100 | (41) 3077-2100 | greencred@greencred.com.br.