Como funciona uma cooperativa de crédito?

Pode parecer estranho uma instituição financeira não visar o seu próprio lucro, mas é exatamente assim que funciona uma cooperativa de crédito: uma união de pessoas que buscam a melhor administração de seus recursos financeiros.

 

De acordo com o dicionário, uma cooperativa é “uma empresa organizada e dirigida pelos usuários de seus serviços, visando os benefícios destes, e não o lucro”. Em uma cooperativa de crédito, o mais importante é que os associados tenham êxito em suas aplicações financeiras.

 

Por ter uma gestão democrática, a cooperativa de crédito surge, muitas vezes, como uma opção mais atraente do que os bancos tradicionais, pois oferece aos seus cooperados autonomia e poder decisório, além de diversas vantagens financeiras.

 

Rentabilidade e segurança financeira

 

Para criar uma cooperativa, seja ela de crédito ou não, é necessário que pessoas com interesses em comum se unam e se ajudem mutuamente, buscando vantagens para todos do grupo. Um exemplo disso são os resultados de uma cooperativa de crédito, que são divididos entre todos.

 

Os produtos e serviços oferecidos por essa instituição financeira costumam ser parecidos com os dos bancos (contas-correntes, cartões de débito e crédito, transferências, empréstimos etc.), porém, por não ter fins lucrativos, a cooperativa proporciona inúmeros benefícios, como um atendimento mais humanizado, rendimento superior e taxas até 20% menores.

 

Na Greencred, por exemplo, não existem tarifas e as sobras são distribuídas na proporção das operações. Além disso, os empréstimos e os financiamentos são descomplicados e com taxas diferenciadas, visando o real desenvolvimento financeiro de seus cooperados.

 

 

Quer saber mais sobre o cooperativismo e como fazer parte? Fale com nossos consultores! Ligue para (41) 3304 1100 ou envie um e-mail para greencred@greencred.com.br.