Como o PIX mudou a forma de consumir e realizar pagamentos

Um mundo mais conectado e mais remoto, acelerado com o advento da pandemia do coronavírus, trouxe consigo uma série de reinvenções para acompanhar este novo ritmo. E no que se refere à indústria de consumo e pagamento, novas plataformas como o Pix, vieram para facilitar o dia a dia dos brasileiros, tanto dos consumidores quanto dos estabelecimentos!

Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix surgiu como uma nova forma de realizar pagamentos e operações bancárias.

Sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.

Segundo o Banco Central, três meses após o lançamento, o Pix já acumulava 200 milhões de transações mensais – e a expectativa é que esse número aumente.

Vantagens

A agilidade e segurança estão entre os principais benefícios do novo sistema. Mas as vantagens vão muito além. Vale lembrar que o Pix permite pagar em estabelecimentos comerciais sem a necessidade de usar dinheiro em espécie e cartão de crédito ou débito, por exemplo. Além disso, não é necessário usar maquininha. Deste modo, as lojas que oferecem o Pix conseguem vender mais, simplesmente porque contam com uma forma de pagamento fluída, fácil de usar e inclusiva. Confira outros benefícios que modalidade proporciona:

Isenção e redução de custos

Os pagamentos feitos por meio do Pix não têm custo algum para as pessoas físicas. O valor para pessoas jurídicas, no entanto, é de R$ 0,01 para cada dez transações, enquanto cada TED custa R$ 0,07 a cada transação.

Economia e agilidade

Hoje, quando um cliente faz uma compra com boleto no e-commerce, o varejista precisa separar o produto, aguardar a confirmação do pagamento, dar baixa no estoque e fazer o envio, se a transação for aprovada. Se não for, o produto é levado de volta ao estoque, e existe um custo nessa gestão. Com o Pix esse custo é eliminado.

Disponibilidade

Uma das maiores dificuldades de quem dependia de DOCs, TEDs e boletos era a disponibilidade, horários e dias limitados e demora para compensação. Com o Pix, é possível efetuar pagamentos a qualquer hora do dia (até de madrugada), todos os dias da semana (incluindo finais de semana e feriados) e ter a quantia compensada no mesmo instante.

Somente com o celular

O Pix é realizado dentro do aplicativo do banco ou instituição financeira de cada um. Existem três formas de usar o Pix: QR Code, Chaves Pix e dados pessoais.

Mais controle

Para quem tem empresa e for usar o Pix, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos também se tornaram mais fáceis, já que tudo é registrado de forma digital. O controle também é melhor para pessoas físicas, já que, com um sistema unificado, torna- se mais fácil visualizar as movimentações.

Segurança

As transações feitas via Pix contam com as mesmas medidas de segurança das transações via TED e DOC – como forma de autenticação e criptografia. Em relação às informações pessoais dos usuários, de acordo com o Banco Central, todas elas são protegidas pelo sigilo bancário, estabelecido na Lei Complementar número 105, e também pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Sem burocracia

Nos pagamentos instantâneos não existem intermediários (bancos e instituições financeiras): o valor das transferências sai direto da conta de quem está pagando para a conta do recebedor.

Pix na Greencred

Todo cooperado pessoa física que possui cartão de crédito e conta corrente na Greencred tem condições de cadastrar sua chave Pix.

Apoiado na tecnologia e pensado para um mundo cada vez mais imediato, o Pix é uma solução rápida, segura e de baixo custo para seus usuários e veio para mudar a forma de consumir e realizar pagamentos.

Conheça também outras soluções da Greencred e entre em contato: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.