Cooperativa de crédito ou banco? Onde abrir uma conta?

As cooperativas de crédito ganharam força no Brasil nas últimas décadas, porém, quando alguém decide abrir uma conta, ainda cogita primeiro os bancos tradicionais. Isso ocorre porque, embora as vantagens de uma cooperativa costumem ser melhores, os bancos têm um poder aquisitivo muito maior, o que faz com que eles consigam, por exemplo, investir muito mais em publicidade.

As duas instituições são reguladas pelo Banco Central e oferecem praticamente os mesmos serviços (conta-corrente, cartões, poupança, transferências etc.), porém, existem diferenças que podem impactar seriamente no seu bolso a na sua qualidade de vida.

Confira abaixo quais são elas e tire suas próprias conclusões!

Capital x Pessoas

Essa é, provavelmente, a principal diferença entre as cooperativas e os bancos: o foco. Os bancos visam, acima de tudo, o lucro próprio; já as cooperativas têm como objetivo a saúde financeira de seus cooperados. Por serem instituições sem fins lucrativos, as cooperativas buscam o benefício de seus associados em primeiro lugar.

Poder decisório

Em uma cooperativa de crédito, todos os associados têm o mesmo poder de voto, mesmo que um tenha investido mais dinheiro que outros. Já em um banco, as decisões não são tomadas por clientes comuns, apenas acionistas e diretores podem decidir, e quem investe mais tem preferência.

Divisão igualitária

Os rendimentos de uma cooperativa de crédito, chamados também de sobras, são divididos entre todos os membros, de acordo com suas respectivas participações. Nos bancos, apenas os acionistas têm o direito de lucrar com os resultados.

Taxas menores

As taxas cobradas pelos bancos costumam ser até 20% maiores do que as das cooperativas de crédito. A explicação para isso é que, nas cooperativas, os parâmetros são somente os custos e as necessidades de investimento de seus cooperados. Os juros também são bem mais baixos.

Empréstimos e financiamentos descomplicados

Quem já tentou pedir um empréstimo ou dar entrada em um financiamento por meio de um banco tradicional sabe que a burocracia que envolve o processo é enlouquecedora. Um dos motivos para isso é que os bancos operam com o público geral, e por isso são mais rigorosos em relação aos empréstimos e financiamentos.

 

As cooperativas de crédito são responsáveis pelo crescimento de muitos profissionais e pequenos empresários no Brasil! Quer saber mais? Entre em contato conosco.