Cooperativas nacionais lideram crédito a pequenos negócios na pandemia

crédito a pequenos negócios na pandemia

Empreendedores de diversos segmentos têm encontrado no empréstimo uma maneira de manter a saúde financeira de seu negócio durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Um levantamento do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que a busca por crédito aumentou em 8% entre 7 de abril e 5 de maio. Bancos públicos e privados, no entanto, não estão alcançando as pequenas empresas. Cooperativas lideram a concessão de crédito para os pequenos empreendedores.

 

Segundo a pesquisa, apenas 14% das pequenas empresas que solicitaram crédito tiveram sucesso.

 

O interessante de observar nos dados da pesquisa é a inversão entre o volume de busca e o sucesso na concessão. Entre os pequenos empresários que buscaram crédito, 88% procuraram uma instituição bancária.

 

Os mais demandados foram os bancos públicos (63%), seguidos dos bancos privados (57%) e das cooperativas de crédito (10%).

 

No entanto, as cooperativas lideram na concessão de empréstimos (31%), depois aparecem os bancos privados (12%) e os bancos públicos (9%).

 

A pesquisa do Sebrae com a FGV ouviu 10.384 micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) de todo o país. Destes, 58% dos negócios tiveram o pedido negado pelas instituições financeiras e 28% ainda aguardam uma resposta.

 

Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.