Greencred convida economista Daniel Alberini para palestra online e gratuita

daniel alberini

A Greencred realizou na segunda-feira, 8 de junho, mais uma palestra online e gratuita com foco nos debates de recuperação econômica do país pós-pandemia. A palestra reuniu médicos e médicas de diferentes especialidades, professores universitários, integrantes da diretoria, cooperados e público em geral para ouvir e dialogar com o economista Daniel Alberini.

 

O tema central foi Cenário econômico e investimentos pós-Covid-19. Daniel Alberini é economista pela FAE Business School e MBA em Finanças com ênfase em Investimentos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), é sócio fundador e gestor dos fundos da CTM Investimentos e atua no mercado financeiro há mais de 15 anos.

 

O economista apresentou um olhar técnico para mostrar que o Brasil tem grande potencial de aplicar sustentabilidade fiscal e pagar as contas da pandemia. “Os dados econômicos no restante do mundo não mostram um cenário de depressão. A grande questão é que a sustentabilidade fiscal e a liquidez no Brasil é grande”, explica Alberini.

 

O que vai definir o fôlego brasileiro para a recuperação econômica está, segundo Daniel, mais ligado aos humores políticos e ações desencontradas do poder Executivo e do Congresso Nacional.

 

“O Brasil não vai ficar muito atrás dos países que já estão vivendo a reabertura e conhecendo a realidade da pós-pandemia. A projeção de queda anual do PIB é de 5% a 6%, muito próxima à queda de outras nações”, apresenta.

 

Entre os destaques da manutenção de uma sustentabilidade fiscal, Daniel Alberini destaca a atuação dos Bancos Centrais, não só no Brasil, mas em todo o mundo. “Os Bancos Centrais entraram com pacotes de estímulo econômico. Pacotes monetários, queda de juros, dando suporte máximo para os 3 ou 4 primeiros meses de pandemia. Essa atuação fez toda a diferença na recuperação desses países como China, países europeus e até os Estados Unidos que começa agora a entrar em processo de reabertura”, informa.

 

O economista explica que esta experiência nos deu uma lição prática de como os Bancos Centrais devem agir em um momento de parada brusca, quando todos se assustam e ficam “anestesiados”.

 

“Os bancos acabam retendo títulos de dívidas nesses momentos de estresse. O Banco Central americano, por exemplo, comprou todos os ativos, suportando essa transição e colocando as engrenagens da economia para rodar”, exemplifica.

 

O Banco Central acertou em algumas medidas emergenciais, mas o economista destacou o nosso perfil econômico majoritariamente agropecuário como um poderoso amortecedor do impacto da pandemia da Covid-19. “A economia brasileira é baseada no agronegócio. Segmento que ganhou bastante força competitiva, contribuindo para que o efeito da nossa queda fosse menor”.

 

Daniel Alberini reforça que o Brasil tem condições de bancar o pacote da pandemia e sair da crise da Covid-19 mais fortalecido economicamente em comparação em como o país entrou.

 

Investimentos

Depois de uma explanação sobre o cenário de retomada, Daniel Alberini respondeu perguntas diretas dos ouvintes, transformando a palestra em um debate plural.

 

Segundo o economista, a renda fixa não vai entregar o retorno de capital que o investidor esperava, principalmente diante daquele “efeito pânico” que ocorreu no início da pandemia, mas que já desapareceu.

 

“As companhias da Bolsa [de valores] costumam ser as maiores do seu segmento. As grandes companhias vão se beneficiar desse momento, o que torna o investimento em renda variável mais rentável. Essas grandes empresas da bolsa acabam capturando a retomada da economia de forma mais palpável”, diante deste argumento, Daniel explica que as ações da Bolsa e os fundos imobiliários ganham mais expressão e devem entrar no radar dos investidores.

 

“Num ambiente de baixas taxas de juros, os fundos imobiliários se tornam bons investimentos, com aluguel isento de imposto de renda. Por isso, este é um ótimo momento para estudar a diversificação do seu investimento: comprar ações, adquirir cotas em fundos e aplicar em renda fixa. Ter um portfólio de investimentos torna você um investidor que lida melhor com a variação diária de preços”, orienta.

 

Dr. Rubens Valarini, presidente da Greencred, finalizou o encontro agradecendo ao Daniel pela sabedoria compartilhada e pela visão otimista para os ouvintes começarem bem a semana. “Muitas de nossas fontes projetam cenários de depressão econômica e aumentam nossas incertezas em relação ao futuro. Muito bom poder contar com um olhar técnico que mostra que podemos sair bem dessa pandemia, mesmo que ainda não tenhamos certeza de quando começa este tão esperado pós-pandemia”, finalizou.