Entenda as diferenças entre Financiamento, Empréstimo e Consórcio

Financiamento, empréstimo e consórcio estão entre os serviços financeiros mais requisitados por pessoas físicas e jurídicas

É pouco provável que você nunca tenha recorrido a um financiamento, empréstimo ou consórcio para realizar determinado objetivo, não é mesmo?

No mínimo, você conhece alguma pessoa próxima que já precisou de algum destes serviços em algum momento – ou mesmo dos três.

 

Leia também: Crédito Pessoal: o que é e como contratar?

 

Embora tenham algumas semelhanças quanto ao funcionamento, essas modalidades de crédito possuem diferenças significativas. Vamos a elas:

 

Financiamento

Modalidade que só pode ser utilizada para fins específicos (compra de imóvel ou veículo, por exemplo), o financiamento é uma antecipação de crédito. Ele é realizado por meio de um contrato entre a parte que precisa do recurso (pessoa física ou jurídica) e uma instituição financeira capaz de fornecê-lo (cooperativas ou bancos).

 

Empréstimo

Apesar de também exigir uma análise de crédito, o empréstimo não condiciona um objetivo para a utilização do recurso, o que fica a cargo do(a) contratante. Todavia, como se trata de uma operação mais arriscada para as instituições financeiras, esta modalidade costuma cobrar juros mais altos.

 

Consórcio

Por sua vez, o consórcio consiste em um grupo de pessoas que se reúne para adquirir, cada qual, um bem específico (imóvel ou veículos, por exemplo). Para isso, os participantes depositam, mensalmente, uma parcela em um fundo comum. A contemplação depende de sorteio, o que significa que a aquisição nunca é imediata. Contudo, ao contrário do financiamento e do empréstimo, o consórcio não cobra juros, mas, sim, uma taxa de administração.

 

Leia também: Novas regras do Pix em 2023: tudo o que você precisa saber

 

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido melhor o que são o financiamento, empréstimo e consórcio, além de ter assimilado suas diferenças.

 

Seja você também um cooperado(a) Greencred

Na Greencred, o cooperado(a) também é sócio, e pode usufruir de todos os serviços de um banco – mas com custos bem melhores e condições diferenciadas. Além disso, o associado(a) participa do rateio das sobras. Associe-se: https://greencred.com.br/associe-se/