Empreendedorismo: uma saída em meio à crise

As restrições impostas para conter o avanço do coronavírus afetaram todos os setores, em especial, o econômico

Os empregos formais foram fortemente ameaçados e as taxas de desemprego bateram recordes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram 13,4 milhões de brasileiros desempregados, em 2020.

Entretanto, muitos brasileiros viram na crise e no desemprego uma oportunidade para se reinventarem e empreenderem. De repente, o que antes era apenas um hobby, tornou-se uma oportunidade de negócio e de renda.

De janeiro a setembro do ano passado, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros, segundo dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal. Já em dezembro de 2020, as estatísticas apontavam 11.316.853 de MEIs registrados, num crescimento de 13,23%. Em março de 2021, eles já respondiam por 56,7% do total de negócios em funcionamento no país.

Mas afinal, o que é ser um empreendedor?

Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

É possível empreender oferecendo um serviço, desenvolvendo um produto, prestando consultoria, agregando pessoas e empresas (economia colaborativa) ou fazendo investimentos, por exemplo.

Seja qual for o caminho, antes de abrir um negócio, é necessário ter algumas questões em mente:

Estude o mercado

Se você tem receio de investir em determinado tipo de negócio, procure pesquisar bem primeiro.

Busque optar por um negócio que possui um mercado emergente e que ainda tem muito a ser explorado.

Veja se existem cases de sucesso no seu segmento. Caso possua, é um forte indicador de que o seu nicho pode ser escalável e lucrativo.

Defina o modelo de negócios da sua empresa

Escolha aquele que melhor se adapte ao seu negócio, atenda seus clientes e permita que você maximize o seu resultado.

Conheça seus pontos fortes

É mais fácil empreender em uma área que você já possui certo domínio para que não precise começar tudo do zero. Sabe aquele hobby que está adormecido? Quem sabe ele não seja um caminho de oportunidade.

Tenha organização financeira

Você já possui um valor para investir no seu negócio? Quando você pretende ter o retorno desse dinheiro investido de volta? Qual a sua realidade financeira e qual o orçamento disponível para colocar o seu negócio em prática? Você já sabe quanto cobrar pelo seu produto ou serviço, por exemplo? Qual será a margem de lucro? Essas perguntas são fundamentais antes de empreender. Use sempre a boa e velha planilha para registrar todos os números e nortear suas próximas ações.

Planeje

Para não entrar nas estatísticas de empresas que fecham logo no primeiro ano, seja realista e alinhe suas expectativas com um bom planejamento financeiro.

Você teve uma ideia de negócio, definiu os produtos e serviços que pretende oferecer, estabeleceu o público-alvo e até a forma jurídica do empreendimento, mas ainda falta uma parte essencial para criar de fato a sua empresa: o capital.

Todos os tipos de negócios, inclusive e-commerce, precisam de recursos, desde o registro até a compra de produtos, locação de salas comerciais, equipamentos, decoração e despesas variadas.

Por isso, na hora de conseguir um crédito para começar o seu negócio, conte com a Greencred! Conheça nossas soluções em empréstimos: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.