Finanças Pessoais: pesquisa revela que 73% dos brasileiros não guardam dinheiro

finanças pessoais dos brasileiros

A educação financeira ainda é um desafio no dia a dia dos brasileiros. Muitas pessoas encontram dificuldade de evoluir neste ponto tão importante à qualidade de vida e realização pessoal. A Greencred apresenta a você, neste artigo, alguns dados relevantes para entender a atuação situação do Brasil em relação às finanças pessoais.

 

Um levantamento realizado em outubro de 2020 com 1.428 entrevistados mostrou que 73% das pessoas não guardam dinheiro e, de modo geral, sentem dificuldades em manter uma vida financeira saudável.

 

A pesquisa foi realizada pela empresa Acordo Certo e trouxe ainda mais informações sobre os reais desafios dos brasileiros em relação às finanças pessoais.

 

Planejamento financeiro

Outro dado relevante a ser observado é que 75% dos entrevistados afirmaram ter dificuldades em pagar as contas nos últimos meses.

 

Na maioria desses casos, o grande responsável pela dificuldade de manter as contas em dia foi a falta de planejamento financeiro, apontado por cerca de 59% dos entrevistados.

 

Fica ainda mais evidente o quanto a falta de informação sobre finanças pessoais pesam nesses comportamentos pouco estratégicos. Confira dois pontos de atenção cruciais para percebermos essa tendência:

 

  • 39% dos entrevistados afirmam gastar mais do que ganham;
  • 55% afirmaram estar sempre no vermelho.

 

Endividamento em 2021

O ano de 2021 começou com mais famílias endividadas no Brasil. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o percentual de brasileiros com dívidas atingiu patamar de 66,5% em janeiro de 2021, um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior e de 1,2% na comparação com janeiro de 2020.

 

O levantamento da CNC é mais uma edição da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e leva em conta dívidas como cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, prestações de casa e carro, carnês e crédito consignado.

 

Aproveite e leia também:

Financiamento e Empréstimo Pessoal: entenda as diferenças

Finanças pessoais: 4 apps para controle de gastos

Quando o empréstimo é a melhor opção

 

Transformando sua relação com as finanças

Como você tem avaliado seu sucesso na gestão financeira dos seus ganhos? Encontrar uma instituição financeira que trate o seu dinheiro de forma personalizada é uma estratégia inteligente para transformar a sua vida financeira.

 

Na Greencred, o cooperado não é apenas um cliente. Você se torna dono da cooperativa, e tem acesso a serviços bancários de qualidade por taxas muito mais competitivas.

 

Sem tarifas, a Greencred distribui as sobras na proporção das operações.

 

Ou seja, se sua prioridade financeira para 2021 é ter mais controle, segurança e rentabilidade, a Greencred está de portas abertas para te receber.

 

Conheça quem pode ser cooperado e fale com a gente: (41) 3304-1100 | (41) 3077-2100 | greencred@greencred.com.br.

 

Com informações do Jornal Contábil e da CNC