Fundo Garantidor das Cooperativas: entenda como funciona

As cooperativas de crédito, como a Greencred, oferecem uma série de benefícios para os seus associados, em comparação com os bancos tradicionais. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como essas instituições operam, de fato. Nesse sentido, a segurança dos recursos investidos é uma das principais questões. É aí que entra o FGCOOP (Fundo Garantidor do Cooperativismo Crédito).

 

O que é o FGCOOP?

O Fundo Garantidor do Cooperativismo Crédito nasceu em um contexto de crescimento e estabilidade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Em 2012, a Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil (BCB)  definiu, como um dos temas prioritários em relação ao cooperativismo financeiro, a elaboração de proposta de regulamentação de um fundo garantidor para o segmento, estabelecendo algumas premissas e orientações para a sua constituição:

 

I – abrangência nacional;

II – objetivo de garantir créditos e de realizar operações de assistência e de suporte financeiro com as instituições associadas, inclusive para apoiar a reorganização societária, o saneamento e a recuperação dessas instituições;

III – ser entidade independente, com fins específicos, constituída pelo segmento cooperativista financeiro;

IV – gestão profissional, com administradores desvinculados das instituições associadas;

V – adesão compulsória das instituições financeiras cooperativas singulares captadoras de depósitos;

VI – fixação, pelo CMN, das regras mínimas a serem observadas; e

VII – estatuto e regulamento definidos pelo segmento e submetidos à aprovação do CMN.

 

Leia também: É seguro investir em uma cooperativa de crédito?

 

Quando o FGCOOP foi instituído oficialmente?

O anúncio da criação do FGCoop foi feito pelo então Presidente do BCB, Alexandre Tombini, durante o V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, realizado em Fortaleza, no início de novembro de 2013.

Os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal do FGCoop tiveram sua eleição aprovada pela Diretoria Colegiada do BCB em 12 de fevereiro de 2014, mesma data de arquivamento dos atos constitutivos no cartório de registro de títulos e documentos de Brasília.

Em 13 de março de 2014, o BCB aprovou a eleição do Diretor-Executivo. Obtido o CNPJ em 1º de abril de 2014, o FGCoop pôde iniciar atividades em 10 de abril de 2014.​

 

Qual é o objetivo do FGCOOP?

Proteger os depositantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo nos limites da regulamentação, contribuindo​ para sua solidez, perenidade e imagem. Este é o principal objetivo do FGCOOP.

Desse modo, o FGCoop existe para proteger as pessoas que depositam seu dinheiro e sua confiança em uma cooperativa de crédito ou banco cooperativo. Proteger os depositantes significa garantir os instrumentos financeiros, como depósitos à vista e a prazo de pessoas físicas e jurídicas, poupança, LCA e outros previstos nos normativos vigentes, de associados das cooperativas de crédito e clientes dos bancos cooperativos em caso de decretação de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas organizações.

Leia também: 7 vantagens de se associar a uma cooperativa de crédito

 

Qual é o limite de valor garantido pelo FGCOOP?

Os limites de regulamentação do FGCOOP estabelecem a garantia de até R$ 250 mil por CPF/CNPJ e os tipos de depósito e letras assegurados. Eles estão previstos no Anexo II da Resolução nº 4.284/2013 do Fundo.

 

Quais são os valores de integridade defendidos pelo FGCOOP?

 

  1. Transparência;
  2. Equidade;
  3. Proatividade;
  4. Cooperação;
  5. Comprometimento;
  6. Excelência.

 

A Greencred é uma cooperativa de crédito associada do FGCOOP?

Sim! Os cooperados Greencred, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, contam com a segurança oferecida pelo FGCOOP.

A Greencred é a sua cooperativa de crédito e, por isso, trazemos informações úteis sobre economia e finanças para que você possa realizar suas escolhas de forma assertiva. Para conhecer as opções de investimento disponíveis, acesse https://greencred.com.br/solucoes/

 

Fale com nossa equipe: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.