2020 não está sendo um bom ano para os fundos imobiliários. Do primeiro dia de janeiro até metade do mês de fevereiro, o setor sofreu uma perda de R$ 3,28 bi em valor de mercado, sua maior desvalorização da história dentro de um intervalo de 45 dias.
Em entrevista ao Estadão, Felipe Vaz, responsável pelas recomendações de fundos imobiliários na corretora do banco Santander, chamou a atenção para a rápida valorização dos fundos que ocorreu em 2019 e que, segundo ele, aconteceu sem um motivo aparente.
“Os fundos imobiliários dobraram de tamanho no ano passado. E fecharam o ano com um resultado acima do esperado”, diz ele. “No dia 31 de novembro, eram 570 mil CPFs comprando cotas de fundos imobiliários. No final de dezembro, já eram 632 mil. É muita gente em muito pouco tempo”.
Para muitos especialistas o bom ano vivido em 2019 é resultado da queda da taxa de juros, que chegou a 4,25% ao ano. Hoje, após a correção, os preços voltaram ao seu normal. A expectativa dos analistas é de que os fundos, agora mais equilibrados, reduzam suas perdas e voltem ao curso normal do mercado.
Acesse à matéria completa em https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,fundos-imobiliarios-perderam-este-ano-r-3-28-bi-em-valor-de-mercado,70003200092.amp