Greencred convida Prof. José Pio Martins para palestra online e gratuita sobre superação da crise da Covid-19

economia covid-19

A Greencred reuniu médicos e médicas de diferentes especialidades, professores universitários, integrantes da diretoria, cooperados e público em geral para palestra online do Prof. José Pio Martins. O encontro gratuito foi realizado na noite da última quarta-feira, 27, e teve como tema central as perspectivas econômicas de superação da crise da Covid-19, durante e depois da pandemia.

 

O professor José Pio Martins é economista, reitor da Universidade Positivo, comentarista econômico da Rádio CBN Curitiba, e publica artigos assinados para a Gazeta do Povo. Já publicou os livros “Educação Financeira ao Alcance de Todos” (2004) e “Seu Futuro” (2011), ambos da Editora Fundamento, e é coautor do livro “Pinceladas de Inovação” (2018), Ed. Vitória Gráfica.

 

A equipe da Greencred prestigiou a palestra, que contou com a adesão de mais de 40 ouvintes. Dr. Rubens Valarini, presidente da Greencred, Dr. Sidon Mendes de Oliveira, vice-presidente, o diretor Dr. José Maurício Frehse e o diretor Dr. Manoel Guimarães foram alguns dos ouvintes das análises econômicas propostas pelo professor José Pio Martins.

 

“Essa recessão é um terremoto que desorganizou todo o sistema”, disse o professor José Pio Martins no início da palestra, apresentando formas didáticas para que todos pudessem compreender a natureza e as possibilidades da recessão econômica.

 

Apesar do Brasil passar por um processo completamente novo do ponto de vista de desafio econômico, o professor José Pio Martins defende que o Brasil tem capacidade e estrutura tanto para minimizar os impactos durante a crise quanto para projetar uma retomada que de fato “reorganize” os efeitos desse “terremoto”.

 

Para Martins, é relevante pensar nos profissionais e empresários brasileiros e no impacto da crise em seus negócios. Muitos trabalhadores perderam renda total ou parte significativa da renda, e o único agente que pode agir no momento é o governo.

 

Por isso, ele propõe que o Brasil seja eficiente ao injetar liquidez no sistema produtivo e renda na mão dos cidadãos para que o consumo seja menos abalado.

 

A partir de dados do Banco do Brasil, Martins ressaltou que houve uma queda de 80% no consumo de bens duráveis nos primeiros 30 dias de quarentena. “Quem tem uma reserva está passando por esta crise de forma mais tranquila. Mas é impossível acreditar que todos os profissionais e empreendedores sejam capazes de montar uma reserva significativa, principalmente para experiências que pegam a gente de surpresa. Imagine um restaurante que já havia feito todo seu planejamento de estoque de produtos e descobre no dia 15 de março que a partir do dia 17 ele não servirá mais 4 mil refeições ao dia. Esse impacto é grande e o governo precisa se atentar a isso”, explica.

 

O professor ainda indicou a leitura de duas obras de Nassim Nicholas Taleb: A Lógica do Cisne Negro, de 2007, e Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos, de 2012.

 

Potencial econômico da Saúde

Martins apresentou que pesquisadores e economistas americanos trouxeram a ideia de renda per capita depois da Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929.

 

Estudando possibilidades de aumentar essa renda, esses pesquisadores comprovaram que os únicos setores que podem aumentar a renda per capita da população a longo prazo são saúde e educação.

 

“A questão é: essa nova desorganização precisa de uma retomada tão nova quanto”, provoca o economista. Segundo o professor, cada setor e cada empresa precisa estudar e canalizar suas potencialidades para conseguir superar esta crise.

 

O economista ainda adiantou aos ouvintes da Greencred que um novo artigo dele será publicado nesta sexta-feira, 29, na Gazeta do Povo com foco no tema saúde, principalmente sobre as questões econômicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Greencred convida a todos a prestigiar o novo artigo: www.gazetadopovo.com.br.

 

Depois da fala do professor, os ouvintes puderam sanar dúvidas e levantar outros debates. Gilmar Andrade, Dr. Rodrigo Colatusso, Dr. Marlus Moraes, do Conselho de Administração da Greencred, e Dr. Manoel Guimarães contribuíram com perguntas e participaram do debate.

 

Dr. Rubens Valarini, presidente da Greencred, finalizou o encontro em tom de valorização aos momentos de aprendizado. “Agradecemos ao professor e a todos os ouvintes que compareceram virtualmente. Esperamos ter sempre novas oportunidades de aprender mais e de dividir momentos de aprendizado com um palestrante e um público tão qualificados”, finalizou.

 

Confira a íntegra da palestra no vídeo abaixo: