Inteligência emocional nas finanças: como criar hábitos saudáveis

Entenda porque a inteligência emocional financeira é o caminho para o sucesso

Inteligência emocional é a capacidade de indivíduos identificarem suas emoções e usá-las a seu favor. Quando identificadas, possibilitam que as pessoas lidem com mais facilidade sob condições desfavoráveis.

Além da clareza das emoções, indivíduos com essa habilidade costumam tomar decisões mais racionais e ter mais controle em ações motivadas por impulsos.

Quando falamos sobre finanças, a inteligência emocional é um fator extremamente positivo, uma vez que se tem mais clareza na hora de planejar, controlar os gastos e cuidar do dinheiro.

Aliar a inteligência emocional à gestão financeira é o caminho ideal para o sucesso. Por isso, trouxemos algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional e criar hábitos mais saudáveis para você alcançar esse objetivo.

Assuma o controle

A partir do momento que você assume que está no controle, será mais fácil nutrir as emoções que chegam e, consequentemente, o modo de lidar com elas e usá-las de modo positivo. Aceitar a responsabilidade sobre o que você sente é um processo difícil. Entretanto, é a maior das lições e será útil para todas as áreas da sua vida.

Compreenda a realidade do seu orçamento

Muitas vezes, temos a ilusão de que ganhamos mais do que parece. Isso acontece porque não temos o controle do nosso orçamento. Ao ter uma visão mais detalhada das nossas receitas e despesas, identificamos os gastos desnecessários e passamos a otimizar a nossa renda com o padrão de vida que realmente temos. Lembre-se, pessoas com inteligência emocional e financeira fazem o dinheiro trabalhar a seu favor.

Adote hábitos de comprar à vista e guardar dinheiro

É tentador, especialmente para os compulsivos, ver algum produto que você desejava em promoção e não ter o valor para comprá-lo. A primeira coisa que você faz? Parcela no cartão de crédito.

Lembra que comentamos no início sobre a falsa sensação de ter mais dinheiro do que realmente você tem? Esse é um ótimo exemplo. Deste modo, quando você passa a adotar a prática de fazer compras à vista, você só vai comprar se tiver o dinheiro.

No início, pode ser um pouco frustrante, mas no final do mês você vai observar duas coisas: a primeira é que você irá comprar apenas coisas que você realmente precisa e a segunda é que vai sobrar dinheiro sem ter uma fatura enorme para pagar.

Quando você começa a economizar o seu dinheiro, você passa a ter mais poder de negociação e ótimos descontos para compras à vista e, o melhor, começa a ter equilíbrio financeiro.

Tenha metas

Saber seus objetivos é essencial. Pessoas com inteligência financeira fazem planejamento e traçam metas para o seu orçamento.

Ao ter metas bem definidas, não faltará motivação para alcançá-las, independentemente dos obstáculos que possam surgir no caminho.

Mantenha o foco, sempre!

Lista de compras

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) revelou que pessoas que não fazem aquela listinha de alimentos e produtos que estão faltando, antes de sair de casa, acaba gastando 18,7% a mais que o necessário.

Com uma infinidade de produtos nas prateleiras, fica realmente difícil resistir. E não só para as compras nos supermercados, esta dica vale para qualquer loja. Adotar o checklist é uma maneira simples de controlar os gastos desnecessários.

Outro ponto positivo é a economia de tempo, afinal, ao deixar de ficar “passeando” no estabelecimento, a compra se torna mais rápida.

 

Agora que você já sabe como a adoção de hábitos simples pode te ajudar a desenvolver a inteligência emocional e ter uma vida financeira mais saudável, a Greencred está de portas abertas para te receber.

Conheça todas as nossas soluções: (41) 3304-1100 | (41) 3077-2100 | greencred@greencred.com.br.