Mitos e verdades sobre cooperativas de crédito

Apesar de estarem cada vez mais fortes no país, as cooperativas de crédito ainda sofrem com desinformações e preconceitos.

Já falamos sobre como funciona uma cooperativa e sobre as inúmeras vantagens que essa instituição proporciona, mas se você ainda tem dúvidas, vamos te ajudar!

Continue lendo o texto e conheça alguns mitos e verdades sobre cooperativas de crédito.

A cooperativa de crédito não visa lucro próprio

Verdade! As cooperativas de crédito são instituições financeiras que buscam, em primeiro lugar, benefícios para os seus cooperados. O mais importante para essas entidades é que seus associados tenham êxito em suas aplicações financeiras, somente depois pensam no lucro, que será dividido entre todos os cooperados.

As cooperativas são voltadas apenas para o setor agrícola

Mito! A agricultura é um dos ramos que o cooperativismo está mais envolvido, visto que a maioria dos estabelecimentos rurais são de agricultores familiares que se organizam para conseguir benefícios. Porém, ela é apenas um dos setores nos quais o cooperativismo atua de forma expressiva. Saúde, transporte, habitação, educação, mineral, turismo e lazer, entre outros, também são setores fortes.

A gestão de uma cooperativa é democrática

Verdade! Em uma cooperativa, todos os associados são considerados donos da instituição, por isso, têm mais autonomia e poder decisório em todas as questões que envolvem o empreendimento. Todos os cooperados são ouvidos e todos os votos valem igualmente!

Cooperativas são iguais a sindicatos

Mito! Embora ambas instituições envolvam pessoas em busca de interesses comuns, os sindicatos são públicos e trabalham para conseguir e manter direitos para as classes trabalhistas às quais atendem. Já as cooperativas são instituições de capital fechado que têm como objetivo gerar lucro social para seus cooperados, viabilizando seu desenvolvimento socioeconômico.

Os resultados são divididos entre todos

Verdade! Em uma cooperativa, os resultados são divididos entre todos, e o retorno é proporcional às operações realizadas pelo cooperado. O que significa que as sobras (lucros da cooperativa) são distribuídas a todos, todavia, pela proporcionalidade citada, nem todos recebem o mesmo.

Cooperativas são relacionadas a partidos políticos

Mito! Um dos principais princípios de uma cooperativa é a adesão livre e voluntária, ou seja, sem relação com interesses políticos. As cooperativas são entidades apartidárias que mantêm um bom relacionamento com lideranças de diversos partidos e correntes ideológicas.

Ainda tem dúvidas sobre como funciona uma cooperativa e quais as suas vantagens? Entre em contato conosco: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.| greencred@greencred.com.br