Dr. Jacyr Leal realiza palestra online para cooperados sobre o poder da gratidão

gratidão

A Greencred realizou na segunda-feira, 7 de julho, mais uma palestra online e gratuita. Desta vez, o foco foi na capacidade humana de autotransformação a partir da gratidão. O tema “Gratidão: como nossos pensamentos e emoções interferem na nossa vida?” foi conduzido pelo Dr. José Jacyr Leal Jr. a um público de médicos e médicas de diferentes especialidades, professores universitários, integrantes da diretoria, cooperados e público em geral.

 

O Dr. Jacyr Leal é ginecologista e obstetra, fundador do Instituto Jacyr Leal e do Programa Superconsciência.

 

A palestra teve início com um convite à reflexão sobre a palavra “Obrigado/Obrigada”. Dr. Jacyr informou que ela vem do latim Obligare, e traz a seguinte denotação: se alguma pessoa me traz um benefício, você se sente obrigado a devolver algo.

 

“O obrigado está sendo usado no automático, o que diz muito sobre esse sentido de obrigação. ‘Tchau, obrigado!’. É um obrigado sem foco, sem emoção. Nós tornamos o obrigado protocolar, banal, esvaziado de sentido. Não é necessário abandonar o obrigado, mas é preciso começar a transformá-lo em gratidão”, explicou.

 

Para apresentar uma compreensão completa de como a gratidão funciona tanto em um sentido neural, como em um sentido comportamental, Dr. José Jacyr apresentou os 3 tipos de gratidão:

  1. Estado de gratidão: um estado de espírito, algo emocional e esporádico. A emoção é uma resposta do pensamento. Você pensa na gratidão e a externaliza.
  2. Gratidão passiva: é quando aguardamos os acontecimentos externos para avaliar se eles são passíveis de gratidão.
  3. Gratidão ativa: é o exercício do sentimento de gratidão constante, mesmo diante das situações ruins.

 

A gratidão plena

Para além dos 3 tipos de gratidão, Dr. Jacyr extrapola a bibliografia que o formou para propor um novo conceito: a gratidão plena.

 

“A gente não lê o manual de instruções da máquina mais fantástica da terra, o nosso cérebro. A força do pensamento é muito grande. Pensando mais, pensando melhor, conseguimos atingir com profundidade a viver em estado de gratidão”, apresentou.

 

O exercício desse estado de gratidão constante, a gratidão plena, pode ser facilitado pela ideia de intencionalidade. “Você está presente no você está fazendo? Você conversa, fala, apresenta e faz as coisas com presença plena, atenção e intenção real?”, provocou.

 

Segundo o Dr. Jacyr, agir com intenção em todas as ações traz para si o poder diante das situações, o poder sobre você deixa de ser externo.

 

Está aí a grande ciência por trás da gratidão plena – é que ela é intrínseca, está em nós.

 

“Nosso cérebro possui processos neurais que nos ajudam a reduzir o estresse. Além de diferentes hormônios que são responsáveis por nos dar paz, prazer, plenitude. Com o exercício da gratidão plena, somos capazes de ativar processos mentais e processos espirituais que nos fazem donos de nossos pensamentos”, afirmou.

 

O pensamento, portanto, ganha uma importância ímpar quando queremos viver a gratidão plena. Porque é assim que o nosso cérebro e nossa subjetividade nascem em nosso corpo:

 

Pensamento ➡ Emoção (sentimento) ➡ Comportamento

 

Ao treinarmos o nosso pensamento no sentido da gratidão plena, vamos nos comportar com gratidão, mas sem ser a gratidão protocolar do “Obrigado/Obrigada”. A gratidão que te desprende das sensações momentâneas e te coloca sempre em contato com o todo pelo qual você deve ser grato.

 

Para Dr. Jacyr, a gratidão plena resulta em benefícios múltiplos em diferentes áreas de nossas vidas, sendo um comportamento capaz de quebrar ideias limitantes e conduzir para: planejamento estratégico; visão de futuro e sensação de plenitude.

 

Para colocar tudo isso em prática, Dr. Jacyr Leal tem algumas palavras que podem ajudar a criar um roteiro para a gratidão plena:

  • Acreditar
  • Compreender
  • Ressignificar
  • Novas escolhas

 

“Não é misticismo, é neural”, explica o especialista.

 

Dr. Jacyr Leal é escritor e palestrante, e conduz trabalhos de formação em empresas, em escolas públicas, para comunidades de jovens infratores e outros públicos. Para conhecer melhor o seu trabalho, clique aqui.