Pix: informações sobre as últimas mudanças na forma de pagamento

Nova funcionalidade permite identificar chaves Pix pela agenda de contatos

O novo sistema de pagamentos instantâneos, Pix, começou a funcionar no Brasil, em novembro de 2020. Criado pelo Banco Central, o objetivo era incentivar o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneos de fácil acesso para garantir uma grande adesão por parte da população.

Diferentemente das transferências bancárias, como DOC e TED, pelo Pix, as transações não têm custo para os usuários e o valor cai na conta poucos segundos após a transferência. Outra grande vantagem do sistema é que os usuários podem realizar o pagamento a qualquer hora e dia da semana.

Mas as novidades do Pix continuam chegando e surpreendendo. Isso porque, após pouco mais de seis meses do seu lançamento, o Banco Central acaba de trazer uma nova mudança: a inclusão da lista de contatos dos celulares dos usuários.

A nova funcionalidade vai tornar possível que a lista das pessoas que usam o número de celular como chave Pix seja visualizada, por exemplo.

O objetivo é facilitar a identificação de pessoas que tenham a chave Pix, além de tornar mais segura a escolha do recebedor pelo pagador.

Outra vantagem é minimizar possíveis erros durante transferências bancárias, em que os usuários acabam digitando um número errado. Com a chave Pix registrada, evitará uma transferência equivocada.

De acordo ainda com a nova resolução do Banco Central, caso haja mudanças no nome da pessoa física ou empresarial, não será mais necessário o cancelamento da chave Pix, basta apenas solicitar a alteração. No caso de pessoa física, a facilidade é válida em situações de divórcio ou casamento e nome social.

Cabe ressaltar que os bancos que realizam transações via Pix estão proibidos de estipular limites para o número de transferências, seja como envio ou recebimento.

Como aderir

O aplicativo da instituição que o usuário estiver logado coletará as informações de telefone ou e-mail de sua lista de contatos, e enviará essa lista para o Banco Central. O retorno desta consulta revelará quais dos dados enviados são ou não uma chave Pix. A partir daí a transação segue da mesma forma como já é realizada.

Importante frisar que a nova modalidade é opcional, ou seja, bancos e demais instituições que ofertam o Pix podem ou não disponibilizar essa facilidade de integração dos contatos aos seus clientes.

Apesar da opção de interligar contatos de celular ao Pix ser recomendada pelo Banco Central, quem decide pela adesão ou não é o consumidor.

 Principais vantagens

– Facilidade na identificação de quem cadastrou seu número de celular como chave Pix, dentro da lista de contatos;

– Saber se o telefone ou e-mail que está na agenda do seu celular é uma chave válida;

– Mais segurança e assertividade na escolha de quem paga e de quem recebe pelo Pix;

– Evitar erros nas transações, uma vez que se houver um dígito errado, não será possível efetivar a transferência ou pagamento.

 

Outros conteúdos que podem ser do seu interesse:

Boletos irão desaparecer depois do Pix?

Internet Banking Greencred

 

A Greencred tem o compromisso com a segurança e a praticidade de todos os cooperados. Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.