Quem está começando a investir agora, com certeza já deve ser perguntado sobre o que é CDI e CDB e, principalmente, qual a diferença entre eles. Apesar de soarem parecidos, esses conceitos são bem diferentes, e o entendimento de ambos é muito importante para quem quer obter bons rendimentos.
Quer saber qual a diferença entre CDI e CDB? Leia mais abaixo!
CDI
A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e é um título emitido por instituições financeiras. Sua negociação é realizada, exclusivamente, entre os próprios bancos, em um ambiente conhecido como mercado interbancário. Resumidamente, é a forma pela qual os bancos emprestam dinheiro entre si, o que é de grande importância para a fluidez do setor bancário.
Não é possível um investidor normal investir em CDI, porém, seus certificados são fundamentais para o mercado financeiro, afinal, alguns investimentos apresentam rentabilidade baseada na taxa DI, que é estipulada a partir da média de juros das aplicações de CDI.
CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos principais títulos privados de renda fixa do país. O título funciona como uma espécie de empréstimo entre bancos e investidores, modalidade pela qual os bancos pegam dinheiro emprestado dos investidores e, depois, devolvem com juros.
Para quem busca aplicações seguras, o CDB é uma ótima opção, pois é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura que todos os títulos fiquem protegidos, até o valor de R$ 250 mil, o que significa que, mesmo que o banco “quebre”, o investidor terá parte do seu dinheiro devolvida.
Quer mais informações sobre investimentos? Fale conosco! Nós podemos te ajudar.