Renda Fixa: confira os melhores investimentos em 2022

Foi-se o tempo em que as aplicações mais conservadoras eram o “patinho feio” da carteira de investimentos, pelo baixo rendimento e pela incapacidade de fazer frente sequer à inflação.

O cenário mudou! Para os investidores da modalidade Renda Fixa, o mercado financeiro se mostrou atípico. A Taxa Selic desceu dos 6,5%, e chegou até os 2%, em janeiro de 2021, quando estava com rendimento real negativo, abaixo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e encerrou dezembro com 9,25%.

Assim, em um cenário de inflação mais elevada e de juros mais altos para 2022, e o próprio fato de que as aplicações voltarão a render perto de 1% ao mês, tornaram a Renda Fixa uma ótima aposta para este ano.

As últimas projeções do Banco Central indicam uma Selic perto dos 12% ao ano, até o fim de março e uma queda gradual até o final do segundo semestre. Já a inflação deve encerrar 2022 na casa dos 5%.

Assim, diante das sinalizações do mercado financeiro, a Renda Fixa deve se tornar uma das maiores promessas para este ano.

Com isso, é preciso estudar as oportunidades do mercado para encontrar os melhores investimentos em Renda Fixa para 2022, como o LCA/LCI.

Fundos de Renda Fixa com papéis atrelados à inflação e títulos corrigidos pelo IPCA, desde que de longo prazo, são boas opções para que o investidor aproveite o ciclo de alta das taxas de juros e proteja seu patrimônio da inflação.

O momento também é propício para os investimentos em ativos de crédito privado, como debêntures e os próprios fundos de Renda Fixa que aplicam em títulos de crédito de empresas.

O mesmo não se pode dizer a respeito de fundos de Renda Variável que devem ser evitados, especialmente as ações compradas a qualquer preço. São títulos de maior risco e com taxas de juros mais altas que tendem a ser punidas.

Outra modalidade a ser evitada são as ações de mercados emergentes, que segundo alguns especialistas, são mercados que costumam ter governança menos robusta e barreiras econômicas, ocasionando fortes lutas contra a alta inflação e a normalização das atividades.

Fato é que essa volatilidade exige uma boa estratégia e muita observação. Embora a diversificação seja essencial no mundo dos investimentos, é sempre importante mantermos uma rede de segurança e evitar agir por impulso.

E apesar da incerteza ser a palavra de ordem em 2022, o futuro pode ser promissor, para os investidores de Renda Fixa.

Além de ser um dos investimentos com menor risco no mercado, os prazos são flexíveis. Uma opção indicada para todos os perfis de investidores, incluindo quem está começando.

Na Greencred, oferecemos esta modalidade de Renda Fixa. Ainda, o Fundo Garantidor das Cooperativas assegura até R$ 250 mil para cada cooperado (CPF). Além do rendimento gerado pelas aplicações, o cooperado terá direito às sobras, tendo assim ótimos resultados.

Comece o ano fazendo o seu dinheiro render mais! Fale com nossa equipe e seja um cooperado Greencred: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.