O primeiro lote da Restituição do Imposto de Renda (IR) em 2022 foi liberado pela Receita Federal no dia 31 de maio. As pessoas que realizaram a declaração logo no início já estão recebendo esses recursos. A pergunta é: o que fazer com este dinheiro extra?
O que é e como funciona a Restituição do IR?
Primeiramente, precisamos explicar o que é e como funciona a Restituição do IR, um tema que costuma suscitar algumas dúvidas. Conhecemos como Restituição do Imposto de Renda o processo no qual a Receita Federal — órgão responsável pela arrecadação tributária e fiscalização dos contribuintes — devolve os valores (pagos a mais) referentes a esse tributo ao longo do ano.
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como conta desativada, os valores ainda ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).
Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, deverá solicitar novamente o pagamento.
Leia também: “Comprei um imóvel graças as condições da Greencred”
“Em resumo, a Restituição do IR pode ser entendida como uma espécie de mensagem que o contribuinte envia à Receita Federal informando que ele pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano. Logo, gerando o direito de receber os valores enviados a mais com a devida atualização monetária. O principal fator que gera o direito de Restituição do IR são as chamadas despesas dedutíveis. Basicamente, são gastos que ocorrem durante o ano e são entendidos pela Receita Federal como valores que afetam a renda das famílias. Logo, não deve haver incidência de imposto de renda neles”, define o Serasa Experian.
Como consultar o lote de Restituição?
Para consultar se está contemplado(a) nos lotes da Restituição do IR, basta acessar o site da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.
A Receita Federal também conta com um aplicativo disponível para tablets e smartphones que possibilita consultar, diretamente, nas bases do órgão, informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Quando será paga a Restituição do IR 2022?
De acordo com a Agência Brasil, o calendário de Restituição do IRPF 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Os próximos lotes já têm data de pagamento: 29 de julho (3º lote), 31 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).
Restituição do IR: o que fazer com o dinheiro?
Embora seja um recurso que costuma servir como um complemento da renda dos contribuintes, a Restituição do IR também pode, ao invés de ser gasta de qualquer maneira, ingressar no seu planejamento financeiro, viabilizando a possibilidade de contribuir para a saúde das suas finanças.
Leia também: Aplicações financeiras: forma segura e rentável de investir o seu dinheiro
Listamos algumas utilidades que a Restituição do IR pode oferecer:
- Organizar a sua vida financeira;
- Iniciar uma reserva financeira;
- Aumentar o seu patrimônio;
- Quitar uma ou mais dívidas;
- Incrementar sua reserva de emergência;
- Investir na poupança ou outros tipos de aplicações.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que você tenha compreendido melhor como funciona a Restituição do IR e possa fazer um uso consciente desses recursos.
Seja um cooperado Greencred e saiba como garantir o seu desenvolvimento financeiro com segurança, rentabilidade e controle do seu patrimônio.
Fale com nossa equipe: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.