Saúde no Trabalho: o aumento da demanda por apoio psicológico nas empresas

apoio psicológico nas empresas

Dentre as inúmeras transformações sentidas no mercado de trabalho no decorrer de 2020, a saúde mental ganhou destaque nas ações institucionais. Tanto o isolamento quanto o excesso de informação no enfrentamento da pandemia da COVID-19 foram parâmetros que impulsionaram o debate da saúde mental no trabalho. Alguns dados comprovam essa nova configuração e a Greencred os trouxe a você.

 

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 75% das empresas desenvolveram ações para oferecer esse auxílio aos colaboradores em 2020.

 

Já no que tange ao levantamento de informações sobre os funcionários, algumas mudanças também foram observadas.

 

Segundo a pesquisa, as empresas estão levantando informações sobre a saúde dos funcionários, sendo 45% desse levantamento sendo realizado por meio de equipes internas. Ou seja, até grupos focais para a observação da saúde foram criados.

 

 

Apoio médico-psicológico

O atendimento psicológico também ganhou destaque dentre as ações. Os realizados por psicólogos da própria empresa representam 41% e por psicólogos contratados representam apenas 11%.

 

Para conferir o relatório, clique aqui.

 

Uma demanda cultural e abrangente

Outro ponto importante foi a nova percepção do ambiente de trabalho pelos próprios colaboradores. Em levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos com mais de 7 mil pessoas, entre junho e julho, 14,80% dos entrevistados afirmaram que desejam que o benefício de apoio psicológico nas empresas.

 

Isso reflete um processo global, mas que ganhou contornos mais expressivos no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, sendo essa a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas.

 

A ansiedade também tem sido um fator muito presente. O Brasil ocupa o primeiro lugar na lista dos países mais ansiosos do mundo, com diagnóstico em 9,3% da população.

 

Fortalece-se, portanto, o viés da saúde no trabalho, tanto física quanto psicológica.

 

Mantenha-se sempre atualizado(a) com as principais temáticas do setor de saúde no blog da Greencred.

 

Estamos à disposição: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.