Final e início de ano é uma época propícia aos gastos. Afinal, além da tão aguardada viagem de férias, há ainda as compras dos presentes de Natal, as confraternizações de réveillon e o pagamento de tributos como IPVA, IPTU, matrícula de escola, seguros, entre outros.
Em alguns casos, o décimo terceiro salário ajuda no orçamento, mas em outros, já está comprometido integralmente. Desta forma, se não houver uma organização e um planejamento financeiro, a possibilidade de começar 2022 no negativo é grande e quando as dívidas começam a se acumular, conseguir quitá-las se torna uma tarefa ainda mais difícil.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SP), 90% dos brasileiros não fazem um planejamento financeiro para arcar com as contas de início de ano. Se você faz parte dessa estatística, é o momento de rever certos hábitos e cuidar bem do seu dinheiro. Por isso, trazemos algumas dicas para ajudar na sua organização financeira e manter as contas em dia.
Viagem de férias
O ideal é que haja uma reserva financeira para cobrir os gastos com as férias. Outras dicas importantes para ajudar a economizar nesse período são:
– Defina um teto de gastos diários;
– Pesquise roteiros e compra de passeios antecipadamente;
– Repense os meios de transporte;
– Cuide de gastos e compras excessivas durante a viagem, especialmente as lembrancinhas aos familiares e amigos.
Contas de Natal e Ano Novo
Comprar presentes, realizar e organizar almoços e confraternizações têm um preço e geralmente a conta chega no início do ano. Por isso, opte por realizar compras à vista, reveja os presentes, planeje as festas.
Matrícula e material escolar
Escolas particulares costumam cobrar uma taxa de matrícula para reservar a vaga do estudante. Além da taxa, há a mensalidade e a lista de material escolar. Para este último, o ideal é pesquisar sites e preços antes de realizar a compra. Lembre-se sempre de realizar o planejamento com antecedência.
IPTU
O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é cobrado uma vez ao ano, mas as prefeituras dão opção para pagamento parcelado e descontos para pagamento à vista.
IPVA
Para proprietários de veículos, o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) também chega no início do ano. O valor cobrado varia de acordo com o modelo e ano do veículo. Assim como o IPTU, o IPVA pode ser parcelado. Caso o contribuinte opte pelo pagamento à vista, ele terá um desconto no valor.
Depois de ter uma noção dos principais gastos de final e início de ano, percebemos a importância do planejamento financeiro.
No entanto, se você percebeu que a sua renda, nem mesmo com a ajuda do 13º salário, será o suficiente para cobrir todas as despesas, é hora de contar com a ajuda da Greencred.
Com linhas de créditos pré-fixadas de 0,93% para 12 meses e de 1,20% para 24 meses, você poderá quitar as pendências e garantir um final e início de ano mais tranquilo e sem dívidas.
Seja um cooperado Greencred! Fale com nossa equipe: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.