5 dicas de finanças para as suas férias de julho

É chegado o mês de julho, um dos períodos mais requisitados para férias durante o ano. Sempre pensando no seu desenvolvimento financeiro e compartilhando informações relevantes nessa área, a Greencred listou dicas muito importantes para que as suas finanças tenham bons resultados no que diz respeito às tão aguardadas férias de julho.

  • Planejamento é fundamental

Planejar as férias, ainda mais se você for desfrutá-las em família, é de fundamental relevância não somente agora, em que estamos na metade do ano, mas em qualquer outro período. Quando se deixa de pensar nos detalhes referentes a uma viagem, por exemplo, as chances de as finanças se tornarem salgadas crescem, consideravelmente. Com planejamento, é possível traçar um objetivo, pesquisar os preços de passagens aéreas, hospedagem e obter uma série de informações sobre os locais que serão visitados.

Além disso, essa organização financeira possibilita estimar um valor aproximado que será investido para as suas férias de julho, de onde virão esses recursos (alguma possível promoção, poupança, reserva, etc.) e de que forma eles poderão ser aplicados sem que as suas finanças sejam comprometidas.

  • Pesquise, pesquise e pesquise

Pesquisar é um verbo crucial quando falamos em finanças para as suas férias de julho. Por isso, pesquise o máximo que puder sobre fatores como preços de passagens aéreas (comprar com antecedência é bem mais em conta), opções de hospedagem, moeda e idioma locais, lugares que você gostaria de conhecer, clima da região, entre outros. Desse modo, você evita surpresas desagradáveis, o que também inclui a questão financeira. Dica importante: faça passeios que estejam dentro da sua realidade orçamentária – nem sempre tudo o que a atração turística oferece em nível de gastos lhe é conveniente.

Leia também: A importância da planilha de gastos para o seu orçamento

  • Pague à vista, sempre que possível

Pagar à vista os produtos e serviços que você vai adquirir nas suas férias de julho pode contribuir (e muito) para a saúde das suas finanças. Deixe o cartão de crédito para os itens de maior valor, como, por exemplo, as passagens aéreas. Lembre-se que o deleite dos seus dias de lazer, uma hora, chegarão ao fim e você – mais dia ou menos dia – terá de quitar os débitos da sua fatura. Em tempos de juros tão exorbitantes, se parcelar cada pequena compra que realizar, a probabilidade de perder o controle aumentará.

  • Compare os preços

Deixar de comparar os preços dos produtos e serviços que você vai adquirir pode representar uma verdadeira dor de cabeça para as suas finanças. Em uma mesma cidade, estabelecimentos diferentes podem praticar valores bem distintos em relação ao mesmo atrativo. Pesquise sempre para fazer escolhas assertivas.

Leia também: 4 dicas para quem tem dificuldade de guardar dinheiro

  • Teve um imprevisto? Faça uso da reserva de emergência!

Claro que, quando pensamos nas férias de julho, idealizamos somente o que há de positivo e que tudo, naturalmente, ocorra sem intercorrências. Todavia, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, independentemente da situação. O que pode ser muito útil nessas horas é fazer uso da reserva de emergência, uma espécie de fundo que toda a pessoa que preza pelas finanças precisa ter, no sentido de se precaver. Esse recurso guardado é o que garante a segurança e tranquilidade para quitar seus débitos sem grandes perdas de padrão de vida em períodos de maior dificuldade.

Gostou das nossas dicas? Seja um cooperado Greencred e saiba como garantir o seu desenvolvimento financeiro com segurança, rentabilidade e controle do seu patrimônio.

Fale com nossa equipe: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.