Pessoas físicas e jurídicas podem usufruir das vantagens com segurança e rentabilidade
Associar-se a uma cooperativa de crédito traz uma série de vantagens a pessoas físicas ou jurídicas, algo que tem se mostrado uma tendência no Brasil e em boa parte do mundo nos últimos anos.
Recentemente, vimos aqui no blog da Greencred que cerca de 6% da população brasileira já se associou a uma das mais de 800 cooperativas de crédito instituídas no País, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.
Mas o que justifica tamanha procura? Uma cooperativa de crédito oferece inúmeros atrativos aos associados (também conhecidos como cooperados). Além disso, o fator segurança confere credibilidade ao sistema, uma vez que, no Brasil, esse tipo de atividade conta com a autorização e supervisão do Banco Central (BC).
Leia também: Quer rentabilidade e segurança? Seja um cooperado Greencred!
Cooperativa de crédito: tendência de crescimento
Em 2019, o próprio BC projetou que a participação das cooperativas de crédito no volume de crédito concedido no Sistema Financeiro Nacional (SFN) deverá passar de 8% para 20% – e os cooperados com renda até dez salários mínimos ganharão mais facilidade de financiamentos.
Todavia, vale observar que esta projeção foi feita antes da pandemia da Covid-19, visando como meta o ano de 2022. Como a recessão se agravou em todo o mundo nesse período, a tendência é que esse crescimento seja implementado quando o País atingir uma retomada econômica pós-crise sanitária.
Vantagens de se associar a uma cooperativa de crédito
- Taxas reduzidas e, em alguns casos, inexistentes, para serviços bancários básicos: quando você se associa a uma cooperativa de crédito acaba tendo acesso a maioria dos serviços bancários de uma instituição financeira tradicional. Entretanto, um diferencial considerável é que as taxas costumam ser bem mais baixas e, em alguns casos, até mesmo nulas. Exemplo: sem cobrança de tarifa para TED e DOC;
- Acesso facilitado ao crédito: ninguém merece a dor de cabeça ao se deparar com excesso de burocracia na hora de ter acesso a crédito, concorda? Ao se associar a uma cooperativa de crédito, as condições são facilitadas para que o cooperado saia com o dinheiro na conta o mais brevemente possível;
- Juros mais baixos: os juros mais baixos também merecem destaque quando você se associa a uma cooperativa de crédito. No caso da Greencred, por exemplo, o cooperado consegue aprovar empréstimos com até 60 parcelas e taxas mais competitivas em relação ao mercado;
- Rateio das sobras: sabia que os resultados positivos de uma cooperativa de crédito são chamados de “sobras”? Quando você é um cooperado, estas sobras são compartilhadas entre os cooperados na real proporção das operações que cada associado desempenha junto à instituição. Assim, os ganhos retornam para a comunidade dos cooperados;
- Rendimentos maiores: ao se associar a uma cooperativa de crédito, você tem a possibilidade de construir uma reserva financeira com rendimentos maiores em comparação com um banco convencional;
- Atendimento mais humanizado: outro diferencial significativo para quem se associa a uma cooperativa de crédito diz respeito ao atendimento, que costuma ser mais humanizado, personalizado e acolhedor.
- Senso de coletividade: em uma cooperativa de crédito, a comunidade local também se desenvolve quando cada cooperado prospera.
Veja outras vantagens de se associar à Greencred: https://greencred.com.br/institucional/
Você não é só cliente. Você é sócio!
Outros dois pontos merecem ser destacados ao se associar a uma cooperativa de crédito. O primeiro é que, ao contrário do que ocorre em um banco tradicional, você se torna muito mais do que cliente: você se torna sócio, participando mais ativamente da realidade da cooperativa e tendo acesso a serviços customizados.
Já o segundo tem relação com a transparência. Em uma cooperativa de crédito você tem poder de voto, sendo que os balanços financeiros da instituição passam por auditorias externas e são divulgados, periodicamente, aos cooperados.
Leia também: Proteção financeira da sua família: saiba como desenvolver
Você sabia?
Os investimentos aplicados em uma cooperativa de crédito são protegidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).
Seja um cooperado Greencred e saiba como garantir o seu desenvolvimento financeiro com segurança, rentabilidade e controle do seu patrimônio.
Fale com nossa equipe: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.