Compras por impulso: aprenda a evitar

compras por impulso

Uma das suas metas para 2020 era guardar dinheiro, mas você não está conseguindo cumpri-la? Pode ser que as compras por impulso estejam te atrapalhando. Afinal, você já parou para avaliar quanto dinheiro você gasta mensalmente com coisas que não são realmente necessárias?

Separamos algumas dicas para você aprender a evitar as compras por impulso e, assim, conseguir guardar mais dinheiro no fim do mês! Confira:

Reavalie seus gastos

O primeiro passo é identificar para onde o seu dinheiro está indo. No fim do mês, pare para analisar seu extrato bancário, cartão de débito e crédito: em que você mais gastou durante esse período? Essas compras realmente foram importantes? Você se arrependeu de alguma?

Depois, anote tudo o que você comprou e que poderia ter deixado de comprar. Ao ver o valor final, você terá uma noção melhor de quanto dinheiro gastou em compras por impulso.

 

Pense bem antes de comprar

Antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se:

  • Tenho o dinheiro para comprar isso agora?
  • Preciso disso mesmo?
  • Não tenho nada em casa que possa substituir essa compra?
  • Quantas vezes eu vou usar isso? Vale realmente a pena?
  • Eu não posso esperar para comprar mês que vem?
  • Quanto tempo eu quero ficar pagando essa compra?

Todas essas perguntas vão te ajudar a avaliar a real necessidade de uma compra, independente do que seja.

 

Evite tentações

Alguns comportamentos podem ser gatilhos para comprar por impulso, como passear no shopping, em lojas de departamentos ou ficar navegando em sites de compras. Evitar esses comportamentos já é uma grande conquista!

Caso seu problema seja com compras pela internet, evite ficar pesquisando produtos em sites. Descadastrar-se de newsletters e parar de seguir marcas que representam alto poder de “tentação” em redes sociais também pode ajudar.

 

Dê outro destino ao seu dinheiro

Um dos melhores jeitos de não gastar dinheiro é não ter dinheiro disponível em conta! Se você está com dinheiro parado, aproveite para investir. Além de não gastar, você ainda vai ganhar dinheiro no fim das contas.

A Greencred possui opções de investimento em renda fixa. Consulte nossos atendentes e veja como podemos te ajudar! Ligue: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100