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Qualidade de Atendimento na Telemedicina: 5 frentes de atuação

A realização de consultas médicas no ambiente digital ganhou ainda mais destaque durante a pandemia. No Brasil, a Telemedicina já pode ser exercida em alguns moldes regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas se a sua preocupação é direcionar uma experiência de qualidade para os seus pacientes, é importante considerar as especificidades dessa modalidade.

 

Neste artigo, a Greencred aborda as 5 frentes de atuação que podem conferir maior qualidade de atendimento na Telemedicina.

 

Desafios da Telemedicina na qualidade de atendimento

A Telemedicina facilita e muito a relação médico-paciente, encurtando a distância entre ambos por meio da tecnologia.

 

A experiência do paciente digital, no entanto, não pode cair em termos de qualidade.

 

Nesse sentido, alguns cuidados são essenciais para que a segurança e a confiança continuem sendo prioridades no atendimento.

 

Confira abaixo as 5 ações necessárias para que qualidade se torne prioridade no exercício da Telemedicina:

 

  • Informe o paciente sobre o que é o atendimento em Telemedicina

 

Assim como em qualquer experiência do consumidor em relação aos serviços de saúde, o alinhamento entre expectativa e entrega tem tudo a ver com o sucesso no atendimento.

 

O seu paciente sabe como é conduzida e quais as possibilidades da Telemedicina segundo o CFM? Antes da consulta, informe-o sobre todas essas questões. Assim, vocês já começam o atendimento com o alinhamento focado na compatibilidade entre a expectativa do paciente e o seu atendimento.

 

  • Máxima Humanização

 

Não deixe que a tela impeça o paciente de se sentir verdadeiramente acolhido durante o atendimento. Opte por consultas individuais, deixando sempre o paciente o mais à vontade o possível para um diálogo com transparência e sigilo.

 

  • Objetividade e transparência

 

Como profissional da saúde, é importante saber da importância de traduzir a linguagem médica para o pleno entendimento por parte do paciente. Em caso de pacientes mais idosos, a tecnologia já pode ser uma barreira para essa experiência.

 

Certifique-se de perguntar ao paciente o quanto ele compreendeu do atendimento. Por ser uma novidade até para os mais novos, essas primeiras experiências positivas poderão garantir uma experiência de qualidade a todos.

 

  • Feedback ainda mais necessário

 

Uma das vantagens das plataformas digitais no atendimento médico é a possibilidade de solicitar imediatamente uma avaliação do paciente.

 

A Telemedicina é um modelo de atendimento que ainda está sendo incorporado na prática dos consultórios e hospitais de todo o país e aperfeiçoamentos constantes serão necessários. O feedback dos seus pacientes serão as ferramentas mais valiosas para direcionar essas ações de melhorias.

 

  • Toda a equipe alinhada em prol da qualidade

 

A experiência de atendimento compreende todos os pontos de contato do paciente com a sua clínica ou consultório. Do agendamento ao pós-atendimento, tudo deve ser permeado pelos mesmos parâmetros de qualidade.

 

Tenha um trabalho de engajamento com a equipe que faz parte de toda a jornada do paciente e sempre mantenha todos cientes das melhorias necessárias em cada etapa.

 

Sua equipe também perceberá pontos que precisam ser melhorados, então invista também no feedback e aprimoramento constante desses profissionais.

 

Para compreender melhor a jornada do seu paciente, confira este artigo com 3 orientações para atendimentos de alto padrão.

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