É preciso adotar algumas medidas para evitar os juros abusivos
As taxas de juros equivalem ao valor que a instituição financeira recebe quando concede um empréstimo ou outra modalidade de crédito.
Elas existem como uma espécie de compensação para esse credor em razão do risco de a quantia deixar de ser devolvida ou pelo valor que poderia render caso estivesse investido.
Leia também: Por que os serviços em uma cooperativa financeira são mais rentáveis e seguros?
O que são juros abusivos?
Ocorre que, muitas vezes, os consumidores se deparam com a cobrança de juros abusivos, quando o valor cobrado pelas instituições supera a quantia necessária para cobrir o risco do empréstimo ou está acima do estabelecido pelo Banco Central.
Juros abusivos: quais as consequências?
O pagamento de um valor que excede consideravelmente o crédito contratado é a principal consequência da cobrança de juros abusivos. Assim, o consumidor precisa desembolsar ainda mais para conseguir quitar o débito, algo que pode desequilibrar o seu orçamento e gerar uma dívida difícil de ser paga.
Como identificar os juros abusivos?
É importante observar que não há um valor específico ou exato para definir que os juros são abusivos. Isso se dá porque cada modalidade de crédito possui taxas estabelecidas e as instituições financeiras apresentam diferentes encargos.
Contudo, na hora de assinar o contrato, você pode calcular o valor efetivo cobrado pelo financiamento ou crédito. Sabia que o Banco Central possui até uma ferramenta para isso? É a Calculadora do Cidadão.
Conheça dicas para evitar os juros abusivos
Além do já mencionado uso da Calculadora do Cidadão, algumas dicas para evitar os juros abusivos são as seguintes:
- Informe-se sobre a taxa média de juros do país;
- Pesquise e compare;
- Evite a impulsividade;
- Atente-se ao valor da dívida;
- Confira o contrato com atenção;
- Conheça os seus direitos.
Leia também: Entenda as diferenças entre Financiamento, Empréstimo e Consórcio
O que fazer em caso de juros abusivos?
Embora se espere bom senso das instituições que oferecem financiamentos e empréstimos, é preciso se preparar para as situações de cobrança de juros abusivos.
Uma alternativa é recorrer da cobrança por meio de uma Ação Revisional de Juros junto à Justiça Comum ou ao Procon. Dessa forma é possível ajustar as taxas conforme o valor médio de mercado.
Em cooperativas financeiras, como a Greencred, as taxas de juros para empréstimos e financiamentos são diferenciadas em comparação aos bancos tradicionais, o que significa condições mais acessíveis, que cabem no seu bolso. Você quer ser um(a) cooperado(a)?
Entre em contato com um dos nossos consultores:
(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br
www.greencred.com.br