Aqui, no blog da Greencred, já falamos algumas vezes sobre o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).
O FGCoop é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado e abrangência nacional, que oferece garantia de depósitos e aplicações financeiras para cooperativas de crédito no Brasil.
Leia também: Saiba como a Lei Complementar 196/2022 pode contribuir para o desenvolvimento das cooperativas
Ele foi criado para proteger os investidores e cooperados em caso de uma possível insolvência da cooperativa de crédito.
Hoje, especificamente, vamos falar sobre as aplicações financeiras garantidas pelo FGCoop. Seguem as principais:
Depósitos à vista: inclui saldos em contas correntes em cooperativas de crédito.
Depósitos a prazo: valores depositados em contas de depósito a prazo, como CDBs (Certificados de Depósito Bancário) emitidos por cooperativas de crédito.
Depósitos de poupança: a poupança cooperativa é semelhante à poupança em bancos tradicionais e também conta com a garantia do FGCoop.
Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI): o FGCoop também oferece garantia para investimentos em LCA e LCI emitidas por cooperativas de crédito.
Fundos de investimento: algumas cooperativas de crédito oferecem fundos de investimento que são garantidos pelo FGCoop.
É importante observar que a garantia oferecida pelo FGCoop é limitada por cooperado e instituição financeira cooperativa ao valor de até R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por CPF ou CNPJ.
Dessa forma, o fundo contribui com a manutenção da estabilidade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), ampliando a sua credibilidade junto aos cooperados.
Leia também: Cooperativismo: uma força que desenvolve o Brasil
Precisando alavancar o seu desenvolvimento financeiro? Conte com a Greencred! Associe-se agora mesmo e usufrua de todos os benefícios:
(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br