Já estamos nos últimos meses de 2022 e a realidade é que chegar ao final do ano, com as finanças organizadas, pode ser uma missão bastante difícil – independentemente de se tratar de Pessoa Física ou Jurídica.
A boa notícia, porém, é que terminar o ciclo anual com as finanças organizadas também não é impossível, mesmo em tempos de recessão econômica e alta da inflação.
Por que é importante chegar ao final do ano com as finanças organizadas?
Este período de final de ano é o momento mais indicado para analisar os resultados de tudo o que foi vivenciado desde janeiro e, ao mesmo tempo, planejar os próximos passos.
Logicamente, isso se torna mais simples quando a situação financeira está mais saudável, possibilitando à empresa ou ao indivíduo projetar ações de desenvolvimento ao longo dos próximos meses.
Leia também: Como lidar com a inflação no orçamento de casa
Como fazer para chegar ao final do ano com as finanças organizadas?
Você já deve estar se perguntando, então, como fazer para chegar ao final do ano com as finanças organizadas, não é mesmo? Fique tranquilo(a) porque os especialistas da Greencred, sua cooperativa de crédito, selecionaram estas ótimas dicas para te ajudar:
- Faça uma análise de resultados
Que tal fazer uma análise completa dos resultados dos últimos meses? Você pode identificar, por exemplo, quais foram as principais despesas, receitas, pontos fortes e fracos. Com base nestas informações, fica mais fácil estruturar um plano de ação com o objetivo de manter o seu fluxo de caixa sempre no azul, ao longo do ano;
- Avalie seu fluxo de caixa
Para alcançar o objetivo de chegar ao final do ano com as finanças organizadas é muito importante fazer uma avaliação do seu fluxo de caixa. Observe se o seu saldo está positivo, quais são suas principais receitas e despesas, e de que forma essas movimentações estão distribuídas ao longo dos meses. Assim, você conseguirá obter insights importantes;
- Tenha controle sobre as despesas
Chegar ao final do ano com as finanças organizadas passa, necessariamente, por garantir que as receitas sejam maiores que as despesas. Nesse sentido, procure identificar quais são os seus principais gastos e como eles podem ser reduzidos. Se o déficit em determinado período foi inevitável, é fundamental repor os recursos provenientes da reserva de emergência/empréstimos/financiamentos.
Leia também: Quais são os benefícios de ser um cooperado Greencred?
Greencred te ajuda a manter as finanças organizadas
Precisa manter as finanças organizadas? Há mais de duas décadas, a Greencred tem sido reconhecida pelo mercado como uma das cooperativas de crédito de maior credibilidade, rentabilidade e segurança do país. Ao oferecermos atendimento personalizado e condições especiais aos nossos associados, levamos, de fato, o seu desenvolvimento financeiro a sério.
Conheça as nossas soluções: https://greencred.com.br/solucoes/