Home Office e as novas regras de medicina e segurança no trabalho

Home Office e medicina e segurança no trabalho

O Home Office deixou de ser apenas uma opção, virou necessidade e, sem dúvidas, já chegou ao status de cultura organizacional. Com a ampla adesão, o Home Office também traz novas regras de medicina e segurança no trabalho. Confira neste artigo como este debate é urgente e precisa de total atenção de empresários e profissionais da saúde.

 

No desenvolvimento de um projeto de medicina e segurança no trabalho convencional, as empresas precisam se atentar a dois grandes focos:

 

Medicina do Trabalho: foco na saúde física, mental e social, amparando o trabalhador doente ou acidentado, e na avaliação da capacidade laborativa do trabalhador, que se dá por meio dos exames médicos obrigatórios (admissional, demissional, periódicos, mudança e retorno ao trabalho).

 

Segurança do Trabalho: proteger o trabalhador de riscos inerentes à função (contaminação por materiais biológicos ou químicos, acidentes com máquinas etc.) ou genéricos, como choques, incêndios e outros.

 

No Home Office, o foco do trabalho deve seguir os mesmos parâmetros. Mas a execução deste projeto ganha novos contornos.

 

Confira abaixo alguns pontos de atenção para uma transição segura e saudável para empresas e colaboradores.

 

Medicina e segurança do trabalho em casa

O caminho a seguir, segundo a legislação trabalhistas brasileira, é garantir que o cuidado com o funcionário seja o mesmo, tanto em casa quanto no escritório. O que isso significa para empresas e profissionais da saúde? Selecionamos alguns pontos abaixo:

 

  • Estação de trabalho: seus colaboradores têm a estrutura necessária para trabalhar com bem-estar e saúde? Muitas empresas terão que arcar com custos de mobiliário e demais ferramentas para garantir a proteção do funcionário.

 

  • Ergonomia: mesmo em escritórios, antes da pandemia, a postura e a disposição da cadeira, da mesa, do computador geravam problemas de saúde. Por isso, a ergonomia é essencial para garantir bem-estar aos colaboradores. Será necessária uma consultoria médica e um acompanhamento prático dos detalhes ergonômicos em home office, para que a rotina de trabalho não comprometa a saúde dos trabalhadores.

 

  • Campanhas de Acompanhamento e Conscientização: cabe à empresa estar ciente de como o trabalho está sendo desenvolvido no home office do trabalhador. Invista em campanhas de acompanhamento para averiguação das condições da estação de trabalho e da ergonomia. Conscientizar sobre organização e higienização da estação de trabalho também é uma ação necessária para criar um projeto completo de medicina e segurança no trabalho.

 

  • Bem-estar físico e psíquico: momentos de transição e mudança de hábitos e cultura trazem grande carga emocional e física. Incentivar práticas saudáveis como exercícios de relaxamento, alongamento e incentivar (até mesmo com benefícios) o apoio profissional com foco em saúde mental é uma maneira consistente de minimizar o impacto desta transição e investir na saúde dos talentos da empresa.

 

Mantenha-se sempre na linha de frente das transformações do mercado com ótimas informações no blog da Greencred.

 

Associe-se.

Estamos à disposição: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br