Saber mensurar o lucro da sua empresa é um fator de fundamental importância
A lucratividade é um dos principais indicadores de que um negócio vai bem, ou seja, de que está faturando mais do que gastando e, consequentemente, consegue fechar as contas do mês no azul, com sustentabilidade financeira.
Saber calcular o lucro da sua empresa é muito importante nesse sentido. Primeiramente, é necessário diferenciar lucratividade de faturamento. À primeira vista, parecem ser a mesma coisa, certo? Errado. Fique por dentro das distinções:
- Faturamento: as receitas (também chamadas de entradas), que são os valores que você acumula com a venda de um determinado serviço ou produto, equivalem ao faturamento;
- Lucro: o lucro, por sua vez, é o que sobra do faturamento de um período específico, subtraindo os gastos. Exemplo: se você teve R$ 10 mil de faturamento em um trimestre, e R$ 4 mil de gastos, o seu lucro no período foi de R$ 6 mil.
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Quando o assunto é calcular o lucro da sua empresa, o exemplo que trouxemos acima é uma das formas mais simples, todavia, há outras maneiras de mensurá-lo. Diferenciar o Lucro Líquido do Lucro Bruto é uma das alternativas.
- Lucro Líquido: é aquele que considera as despesas fixas do negócio juntamente com os gastos variáveis. Exemplo: folha de pagamento, aluguel da loja, impostos, entre outros;
- Lucro Bruto: é aquele que leva em conta, somente, as despesas variáveis do negócio, como a aquisição de insumos e o pagamento das contas de energia elétrica e água.
Margem de Lucro
Outro indicador importante para calcular a lucratividade da empresa é a Margem de Lucro, um percentual referente à divisão do lucro sobre a receita total do negócio. Para obtê-la basta pegar o lucro e dividi-lo pelo faturamento vezes 100. Veja o exemplo:
R$ 10 mil/R$ 20 mil = 0,5 x 100 = 50%
Este resultado de 50% se refere à Margem de Lucro da empresa, um dado relevante para conseguir financiamento ou empréstimo, pois somente o valor em reais nem sempre basta para compreender a saúde financeira do negócio.
Portanto, caso você já esteja empreendendo, evite o erro de se deixar iludir apenas pelo volume de vendas. É que o faturamento elevado não consegue se sustentar por muito tempo se as despesas também são altas. Daí a necessidade de desenvolver estratégias para reduzir os gastos e aumentar a Margem de Lucro.
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