Como lidar com o medo de perder ao investir?

medo de perder ao investir

O ato de investir pode ser visto como uma atividade de risco, por isso, muitas pessoas ainda preferem apenas guardar o dinheiro ao invés de fazer ele render.

O medo de ter prejuízos financeiros é um dos principais fatores para esse comportamento, bem como a falta de conhecimento e informação sobre investimentos.

Para superar o medo de perder ao investir e começar a fazer seu dinheiro trabalhar por você, confira essas dicas:

Informe-se

O primeiro passo para perder o medo é conhecer seus investimentos e seu perfil de investidor. Existem investimentos de baixo, médio e alto risco, e os ganhos e perdas são proporcionais ao risco.

Para escolher o melhor investimento, primeiro estabeleça metas e prazos para aquele dinheiro. Os investimentos de baixo risco geralmente demoram mais para apresentar resultados, mas também são menos propícios a grandes perdas.

Uma boa opção para começar são os investimentos de renda fixa, que possuem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até R$ 250.000 por instituição financeira.

Se você é iniciante, confira alguns cursos gratuitos sobre educação financeira que podem te ajudar!

 

Previna-se

Uma das máximas mais importantes desse universo é não investir todo o seu dinheiro em um lugar só. Você pode fazer diversos investimentos de valores variados, dentro do mesmo perfil, em renda fixa, por exemplo.

Caso algum deles sofra perdas, você ainda terá outros para se apoiar. É aquele velho ditado: não coloque todos os ovos na mesma cesta!

 

Comece aos poucos

Se você tem medo de perder ao investir, não invista todo o seu dinheiro de uma vez! Comece fazendo pequenas operações e acompanhe de perto os resultados. Quanto mais familiarizado você estiver com o seu investimento, mais seguro se sentirá para fazer os próximos.

Quer opções seguras de investimento? Fale conosco, nós podemos ajudar! Ligue e converse com nossos atendentes: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100