Plano de Saúde na pandemia: conheça as mudanças

plano de saúde na pandemia

Com o enfrentamento à Covid-19, os planos de saúde tiveram que se adaptar a algumas questões urgentes na pandemia. Algumas das alterações nos convênios particulares estão ligadas a prazos, a reajustes de preços e até a exames para a Covid-19. Neste artigo, a Greencred reúne as principais informações sobre o tema.

Uma entidade-chave nesse cenário de adaptação dos planos de saúde na pandemia tem sido a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Agência agiu para evitar a sobrecarga das unidades de saúde e a exposição desnecessária de pessoas ao risco de contaminação, prorrogando os prazos máximos de atendimento dos planos em relação a consultas, exames, terapias e cirurgias que não são urgentes.

Antes da pandemia, por exemplo, os beneficiários aguardavam até 7 dias para uma consulta com um clínico-geral. Hoje, a espera pode chegar a 14 dias. Os limites anteriores à pandemia serão mantidos só para tratamentos que não podem ser interrompidos ou adiados, além de atendimentos de urgência e emergência.

Uma questão que não foi alterada são as regras de reembolso. Caso o beneficiário entre em contato com a operadora do plano e, no entanto, tenha sido obrigado a pagar os custos do serviço ou procedimento por não conseguir atendimento no prazo, o plano deverá reembolsá-lo integralmente em até 30 dias, contados da data da solicitação.

Reajustes anuais: como proceder!

Um dos pontos mais polêmicos durante a pandemia tem sido o valor dos reajustes anuais. A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) e a Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) recomendam a suspensão temporária, por 90 dias, dos reajustes anuais de mensalidades por conta da pandemia do coronavírus.

As empresas responsáveis pelos planos se comprometeram a conduzir a prorrogação do pagamento do reajuste anual somente em outubro de 2020.

Exames para Covid-19

Muito tem se debatido sobre os planos de saúde cobrirem os gastos com exames para a Covid-19. As discussões sobre a não obrigatoriedade tomou grande proporção e passou a confundir alguns beneficiários.

Segundo nota de esclarecimento da ANS, “segue válida a Resolução Normativa nº 458, que desde o dia 29/06 obrigou os planos de saúde a oferecerem os exames sorológicos – pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM (com Diretriz de Utilização) para Covid-19.” Leia a íntegra da nota.

Reputação das empresas

A pandemia também trouxe mais pressão sobre os serviços de planos de saúde. As reclamações contra planos em todo o país aumentaram 60% de janeiro a maio de 2020 comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça que reúne informações dos Procons e centros de apoio ao consumidor de todos os estados.

Foram 1.169 reclamações em 2019, contra 1.880 neste ano. Apenas em maio, foram mais de 400 pedidos de intervenção de órgãos do governo para negociação com empresas de convênios médicos.

A ANS mantém um relatório de desempenho das operadoras dos benefícios relacionando-as ao índice de reclamações. Clique e conheça!

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