A realização de consultas médicas no ambiente digital ganhou ainda mais destaque durante a pandemia. No Brasil, a Telemedicina já pode ser exercida em alguns moldes regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas se a sua preocupação é direcionar uma experiência de qualidade para os seus pacientes, é importante considerar as especificidades dessa modalidade.
Neste artigo, a Greencred aborda as 5 frentes de atuação que podem conferir maior qualidade de atendimento na Telemedicina.
Desafios da Telemedicina na qualidade de atendimento
A Telemedicina facilita e muito a relação médico-paciente, encurtando a distância entre ambos por meio da tecnologia.
A experiência do paciente digital, no entanto, não pode cair em termos de qualidade.
Nesse sentido, alguns cuidados são essenciais para que a segurança e a confiança continuem sendo prioridades no atendimento.
Confira abaixo as 5 ações necessárias para que qualidade se torne prioridade no exercício da Telemedicina:
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Informe o paciente sobre o que é o atendimento em Telemedicina
Assim como em qualquer experiência do consumidor em relação aos serviços de saúde, o alinhamento entre expectativa e entrega tem tudo a ver com o sucesso no atendimento.
O seu paciente sabe como é conduzida e quais as possibilidades da Telemedicina segundo o CFM? Antes da consulta, informe-o sobre todas essas questões. Assim, vocês já começam o atendimento com o alinhamento focado na compatibilidade entre a expectativa do paciente e o seu atendimento.
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Máxima Humanização
Não deixe que a tela impeça o paciente de se sentir verdadeiramente acolhido durante o atendimento. Opte por consultas individuais, deixando sempre o paciente o mais à vontade o possível para um diálogo com transparência e sigilo.
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Objetividade e transparência
Como profissional da saúde, é importante saber da importância de traduzir a linguagem médica para o pleno entendimento por parte do paciente. Em caso de pacientes mais idosos, a tecnologia já pode ser uma barreira para essa experiência.
Certifique-se de perguntar ao paciente o quanto ele compreendeu do atendimento. Por ser uma novidade até para os mais novos, essas primeiras experiências positivas poderão garantir uma experiência de qualidade a todos.
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Feedback ainda mais necessário
Uma das vantagens das plataformas digitais no atendimento médico é a possibilidade de solicitar imediatamente uma avaliação do paciente.
A Telemedicina é um modelo de atendimento que ainda está sendo incorporado na prática dos consultórios e hospitais de todo o país e aperfeiçoamentos constantes serão necessários. O feedback dos seus pacientes serão as ferramentas mais valiosas para direcionar essas ações de melhorias.
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Toda a equipe alinhada em prol da qualidade
A experiência de atendimento compreende todos os pontos de contato do paciente com a sua clínica ou consultório. Do agendamento ao pós-atendimento, tudo deve ser permeado pelos mesmos parâmetros de qualidade.
Tenha um trabalho de engajamento com a equipe que faz parte de toda a jornada do paciente e sempre mantenha todos cientes das melhorias necessárias em cada etapa.
Sua equipe também perceberá pontos que precisam ser melhorados, então invista também no feedback e aprimoramento constante desses profissionais.
Para compreender melhor a jornada do seu paciente, confira este artigo com 3 orientações para atendimentos de alto padrão.