É possível proteger seu dinheiro dos riscos de mercado?

Os riscos de mercado são as inúmeras ameaças que envolvem o mercado financeiro em um cenário de instabilidade

Se você tem o hábito de investir seus recursos, certamente já deve ter ouvido falar nos sempre temidos riscos de mercado. Neste artigo vamos te dar algumas dicas bem relevantes para proteger o seu dinheiro dessas ameaças.

 

O que são os riscos de mercado?

Entendemos como riscos de mercado as inúmeras ameaças que envolvem o mercado financeiro em um cenário de instabilidade. As sucessivas crises econômicas, recessões e demais volatilidades são bons exemplos nesse sentido.

 

Leia também: Risco x Retorno: importância para os seus investimentos

 

Quais são os principais riscos de mercado?

Entre os principais riscos de mercado que afetam os investimentos, destacamos:

 

 – Riscos Sistemáticos: aqueles que afetam um grande número de investimentos, impactando a economia como um todo e apresentando maior dificuldade de serem superados;

– Riscos Não Sistemáticos: também conhecidos como “Riscos Específicos”, são aqueles que afetam um único investimento ou determinado setor que impacta menos negócios.

 

Como proteger meu dinheiro dos riscos de mercado?

É natural que, diante das volatilidades, você se sinta inseguro para escolher ou manter seus investimentos. Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a adotar as decisões mais assertivas mesmo em cenários de instabilidade:

 

  • Não se desespere: evitar que o pânico tome conta das suas ações em momentos de mercado desfavorável é fundamental. Ao invés disso, procure respirar fundo para conseguir pensar nas melhores alternativas para os seus investimentos. Um exemplo: em momentos de instabilidade, talvez seja melhor segurar um pouco os recursos até que os juros voltem a subir;


  • Tenha uma reserva de emergência: há muito que temos falado aqui no blog e nas redes sociais da Greencred sobre a importância da reserva de emergência. Em momentos de volatilidade de mercado, esse tipo de fundo pode ser decisivo para te ajudar a não ficar no completo prejuízo;
  1. Faça um planejamento financeiro: registre todas as suas entradas e saídas de recursos, faça planilhas, não gaste mais do que a sua renda mensal e poupe para o futuro. Cultivar o hábito de controlar suas finanças e mantê-las organizadas é imprescindível para quem não quer ser surpreendido(a) em tempos de volatilidade;

 

  1. Conheça o seu perfil de investidor: o perfil de investidor é uma maneira de avaliar qual é grau de tolerância ao risco, o que ajuda na hora da tomada de decisão. Ao compreendê-lo bem, você consegue filtrar melhor quais são os investimentos que mais fazem sentido para a sua realidade, e onde concentrar os seus recursos.

Leia também: Entenda como funcionam os investimentos em curto prazo

 

Por que escolher a Greencred?

A Greencred é a sua cooperativa de crédito que, ao contrário dos bancos tradicionais, oferece as melhores soluções financeiras com taxas diferenciadas. Dê um grande passo, agora mesmo, rumo ao seu desenvolvimento financeiro: associe-se!

 

Sede: (41) 3304-1100
Cooperhec: (41) 3077-2100