Sociedades Cooperativas: conheça os principais tipos

As sociedades cooperativas podem se organizar de diferentes maneiras, de acordo com seu porte e suas necessidades

Você já ouviu falar em sociedades cooperativas? Formadas por indivíduos que exercem uma atividade econômica em comum, as sociedades cooperativas são estruturas específicas dentro do cooperativismo que podem se organizar de diferentes maneiras, conforme suas necessidades e seus portes.

Para o(a) cooperado(a) é relevante entender a organização dessas estruturas de modo que possa ter uma noção mais clara sobre a sua participação dentro do cooperativismo, compreendendo melhor como funciona o ordenamento da cooperativa pela qual está associado(a).

Primeiramente, é sempre válido lembrar que as sociedades cooperativas não objetivam o lucro, mas sim o fornecimento de serviços aos seus associados. Para conhecer as regras de funcionamento às quais elas estão sujeitas, basta acessar a Lei Nº 5.764/71, que estabelece a Política Nacional de Cooperativismo.

 

Sociedades Cooperativas: conheça os 3 principais tipos

Basicamente, as sociedades cooperativas estão divididas em três tipos, que vamos apresentar a partir de agora:

  • Singular

Responsável pela conexão direta com o(a) associado(a), o Singular é o primeiro nível de uma sociedade cooperativa, ou seja, onde tudo começa. É nesta instância que se dá, por exemplo, a prestação de serviço do segmento em que a cooperativa se desenvolve. Uma sociedade cooperativa Singular (como a Greencred) pode atender Pessoas Físicas e Jurídicas, contudo, no caso das empresas, não é permitido atender àquelas que atuam no mesmo setor da cooperativa;

  • Central

Uma sociedade cooperativa Central, também conhecida como Federação, nada mais é do que a união das cooperativas singulares. Funciona assim: quando cooperativas singulares almejam um desenvolvimento mais organizado e amplo, elas acabam constituindo uma Central. Importante: para isso, é preciso que haja, pelo menos, três cooperativas singulares. Você já deve estar se perguntando: essas cooperativas precisam atuar na mesma região? Não. Elas podem estar situadas em diferentes locais;

  • Confederação

A Confederação, por sua vez, é a união de três ou mais Centrais. Pode-se dizer que esse tipo de sociedade cooperativa é responsável por decisões maiores que, posteriormente, chegarão até às centrais e, em seguida, às singulares.

 

Você sabia?

Cada nível das sociedades cooperativas visa à construção de mais organização, escala e segurança no que diz respeito aos serviços prestados aos associados/cooperados.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido melhor o que são e como atuam as sociedades cooperativas. Tais estruturas do cooperativismo contribuem para o fortalecimento de um sistema sólido e seguro, fatores que agregam mais tranquilidade aos associados.

 

Greencred é referência nacional entre cooperativas de crédito

Há mais de duas décadas, a Greencred tem sido reconhecida pelo mercado como uma das cooperativas de crédito de maior credibilidade, rentabilidade e segurança do país. Ao oferecermos atendimento personalizado e condições especiais aos nossos associados, levamos, de fato, o seu desenvolvimento financeiro a sério.

Conheça as nossas soluções: https://greencred.com.br/solucoes/